• Carregando...

Brasília (Folhapress) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva bateu o martelo ontem e autorizou a finalização do projeto de expansão da rede federal de ensino técnico com a implantação de 32 novas escolas no país, sendo 25 para o próximo ano, o último do seu mandato.

Com isso, serão investidos R$ 150 milhões no setor, sendo 70% até o final de 2006, para que todos os estados passem a ter pelo menos uma escola técnica federal.

Quatro unidades da federação – Mato Grosso do Sul, Acre, Amapá e Distrito Federal – não contam com esse tipo de estabelecimento de ensino. No total, são 109 unidades hoje, incluindo Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e escolas agrotécnicas, de acordo com dados da Setec, secretaria do Ministério da Educação responsável pela área.

A educação técnica e profissional é considerada uma das prioridades de Lula, que tem formação nesse tipo de curso. Desde 1998, quando a lei 9.649 foi aprovada, a União só estava autorizada a construir novas escolas se estados, municípios, organizações não-governamentais ou instituições se responsabilizassem pela manutenção das unidades. Com isso, não houve expansão da rede federal, que acabou perdendo espaço para as particulares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]