• Carregando...

O senador Alvaro Dias fez ontem um apelo em plenário para que o Congresso não ceda às pressões da CBF para enterrar a CPI do Corinthians. "O Congresso Nacional tem sido enxovalhado e não pode dar o motivo agora com a retirada de assinaturas porque o ‘imperador do futebol’ impõe-se diante de lideranças de governadores, submetendo parlamentares ao constrangimento. Isso seria apequenar o Congresso Nacional, reduzi-lo à insignificância", disse Alvaro. Para o senador, a CPI não iria prejudicar a realização da Copa de 2014 no Brasil.

Transgênicos – O deputado estadual Nereu Moura (PMDB) sugeriu ao governador Roberto Requião que isente de ICMS todos os defensivos agrícolas e produtos químicos destinados ao controle de ervas daninhas na cultura da soja convencional. Moura alega que o custo elevado dos herbicidas destinados ao controle de ervas daninhas na soja tem feito com que os agricultores do Paraná recorram ao cultivo da soja transgênica. "Esta é uma maneira que o produtor encontrou para amenizar os custos e garantir maior lucratividade no momento da venda", diz ele.

Vai – O deputado estadual Stephanes Júnior (PMDB) confirmou presença no ciclo de debates entre os cinco pré-candidatos a prefeito do PMDB, nos dias 19 e 26 de novembro. "Será uma grande oportunidade para que todos possam conhecer e analisar as idéias e propostas de cada um", disse. Foram convidados para os debates o presidente da Cohapar, Rafael Greca, os deputados federais Marcelo Almeida e Rodrigo Rocha Loures, e o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior. Na primeira vez que o PMDB havia anunciado os debates entre os pré-candidatos, o nome de Stephanes foi "esquecido" pela direção do partido.

Datas – Projeto apresentado pelo vereador Mário Celso Cunha (PSB), de Curitiba, proíbe a instituição de dia municipal comemorativo quando já houver a data alusiva em âmbito estadual ou nacional. O vereador diz que a existência de uma data comemorativa no estado ou no país automaticamente já inclui Curitiba.

Trabalho – A 14.ª Vara do Trabalho de Curitiba confirmou decisão liminar dada em 2006 que proibiu partidos políticos de usarem trabalho de crianças e adolescentes em campanhas eleitorais. A Justiça do Trabalho determinou que os partidos não submetam jovens com menos de 16 anos de idade a participar de qualquer atividade partidária. Na faixa entre 16 e 18 anos, os partidos não podem utilizar adolescentes em atividades realizadas em espaços públicos. O Ministério Público do Trabalho entrou com a ação em julho de 2006 contra 17 partidos que se recusaram a assinar um termo de compromisso sobre o assunto. Na época, dez partidos a assinar o documento.

Culpados? – O deputado federal e presidente estadual do PT, André Vargas, criticou a abordagem que a mídia está dando às denúncias que envolvem o padre Júlio Lancelotti, acusado por um ex-interno da Febem de pedofilia. O petista defendeu a apuração dos fatos e disse que não pode haver um julgamento prévio, o que desonraria os 40 anos de militância e os serviços prestados à sociedade pelo padre. "Quando militei na assistência social, em Londrina, participei de inúmeros encontros nacionais com o Padre Lancelotti, que presta serviços de alta relevância social. Segundo o religioso, o ex-interno tentava extorqui-lo.

* * * * *

"É uma interferência indevida, que afronta o Congresso Nacional. É compatível com a dignidade da função parlamentar sucumbir diante de uma pressão dessa natureza? Estamos tentando investigar crimes contra a ordem tributária nacional, contra o sistema financeiro nacional. E o senhor Ricardo Teixeira (presidente da CBF) quer impedir. Por quê?"

Alvaro Dias (PSDB-PR), senador, depois de receber a notícia de que 75 deputados e 3 senadores retiraram, ontem, as assinaturas do requerimento que cria a CPI que vai investigar denúncias de evasão de divisas e lavagem de dinheiro nos clubes de futebol.

* * * * *

Pinga-Fogo

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) protocolou na Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados uma cópia do vídeo que mostra a agressão cometida pelo advogado Eudes Martinho Rodrigues contra o repórter cinematográfico Humberto Vendramel, da RPC TV.

••• Dr. Rosinha quer que a Comissão aprove uma moção de repúdio à agressão, ocorrida no último dia 19 de outubro, quando o advogado desferiu um soco contra o rosto do cinegrafista, que estava participando da cobertura jornalística do fechamento de um bingo clandestino no Parolin, em Curitiba. O advogado trabalhava para a casa de jogos.

••• Fumar, nas dependências do Tribunal de Justiça do Paraná, ficou mais difícil. Os fumantes do TJ só estão podendo acender cigarros em espaços restritos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]