• Carregando...

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou na tarde desta quarta-feira que não irá presidir a sessão do Congresso desta noite, para votar o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Partidos da oposição anunciaram que reagiriam à presença do senador, alvo de processo por quebra de decoro parlamentar. De acordo com o Blog do Noblat, Renan se reuniu por volta do meio-dia com o presidente do PMDB Michel Temer (PMDB-SP) e o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Múcio Monteiro (PTB-PE) e foi aconselhado por eles a ficar longe da sessão. A decisão de Renan já foi comunicada aos dois.

Mais cedo, Múcio se encontrara com o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia. Embora José Múcio negue, havia o temor no governo de que, se Renan comandasse a sessão, a crise poderia ganhar um contorno ainda maior.

- Renan tomou uma decisão pensando na imagem do Congresso e do país - comentou o líder do governo.

O presidente do Senado também negou que tenha sido pressionado pelo Planalto:

- O Palácio do Planalto está feliz porque depois de um semestre tumultuado, nós vamos aprovar praticamente tudo que era necessário e que não se imaginava que fosse ser aprovado. Ou seja, o Congresso está cumprindo a sua parte, fazendo o seu papel - afirmou.

Informada da decisão de Renan por meio de Michel Temer, a oposição prometeu que não vai mais fazer o protesto que havia programado.

- O Renan teve um momento de sensatez. Agora a sessão volta para o que deveria ter sido desde o começo, para votar a LDO. Ele percebeu que no conjunto do Congresso ele não teria as mesmas facilidades que teve no Senado - avaliou o líder do PSOL, Chico Alencar (RJ).

O Conselho de Ética já investiga a acusação de que o presidente do Senado teve contas pessoais pagas por um lobista e apresentou notas frias para comprovar seus rendimentos. (Relembre as denúncias) . Nesta quarta-feira, o PSOL decidiu que entrará com uma nova representação, após o recesso , para que o Conselho investigue também se Renan teria beneficiado a Schincariol depois de a cervejaria comprar uma fábrica do irmão dele.

O que é a LDO

A LDO, que precisa ser votada pelas duas Casas em conjunto, define as diretrizes para a confecção do Orçamento da União do ano seguinte. Sem sua aprovação, os parlamentares são impedidos de iniciar o recesso, marcado para começar dia 18, quarta-feira que vem.

O deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG), por ser o primeiro vice-presidente da Câmara, preside as sessões do Congresso na ausência do presidente do Senado. Renan lembrou que o deputado já presidiu o Congresso por várias vezes, "com muita competência".

- O Narcio Rodrigues tem toda a possibilidade de comandar a sessão, mas se precisar colocar ordem na Casa eu entro - dissera Renan a jornalistas ao chegar ao Senado, antes da confirmação de que não presidiria a sessão.

O líder do Democratas, senador José Agripino (RN), ironizou a declaração de Renan Calheiros.

- Tem que ver se ele consegue colocar ordem na Casa deste jeito. Eu estranho o tom adotado pelo presidente Renan nos últimos dias. Falar que para ele sair os senadores têm que sujar as mãos, tem que saber que as mãos sujas não estão em baixo e sim no alto da mesa - afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]