• Carregando...

A campanha presidencial de Geraldo Alckmin já começou no Norte Pioneiro. Em Santo da Antônio da Platina, uma das principais cidades da região, dezenas de carros circulam com adesivos do tucano. Um dos decalques traz um mote, no mínimo, ousado: "Procura-se um novo JK", em referência ao ex-presidente eternizado por seu ímpeto desenvolvimentista. Outros adesivos, mais explícitos (e realistas), proclamam apenas o bom e velho "Fora Lula".

"Nanico" na frente – O site www.votanet.com.br promove até hoje uma enquete sobre os pré-candidatos à Presidência da República. A novidade é o enfoque diferente da pergunta: "Qual dos candidatos nunca esteve envolvido com algum tipo de escândalo em toda sua vida pública e política?". Quem lidera a consulta, com 33,6% dos votos, é o ilustre desconhecido José Maria Eymael, deputado federal pelo nanico PSDC. Em segundo lugar está Geraldo Alckmin (PSDB), com 26,3% dos votos, seguido de Heloísa Helena (PSOL), com 14,6%. Lula sequer aparece na pesquisa. Um prova de que, pelo menos entre os internautas, teoricamente mais informados, o presidente não saiu ileso da crise do mensalão.

Cerol na mão 1 – O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) diz que tem recebido muitas queixas referentes ao uso de cerol nos fios das pipas. Mistura de cola e vidro picado, usada para cortar a linha de outros papagaios (ou arraias, ou pandorgas, como queiram), o "produto" causa prejuízo nos locais onde a brincadeira é mais freqüente. De acordo com o deputado, moradores do Bairro Alto já tiveram fios de telefones danificados e telhas arrancadas.

Cerol na mão 2 – Decidido a tomar alguma atitude, Moraes descobriu que existe uma lei, sancionada pelo atual prefeito, proibindo o uso de cerol e especificando uma multa de R$ 500 para os infratores. "Mas o problema permanece, porque ninguém está autorizado a cobrar a multa e a garotada continua soltando pipas com cerol", lamentou o deputado. Ele agora solicita que a lei em questão seja regulamentada, para evitar maiores prejuízos (inclusive no tocante à saúde dos moradores). O parlamentar ainda informa que os moradores do Bairro Alto já fizeram abaixos-assinados e conversaram com a Prefeitura, Guarda Municipal e Polícia Militar. Mas nada foi feito para sanar o problema – cuja gravidade não se discute, ainda que esteja no fim da lista de prioridades (muitas delas não cumpridas) dos órgãos competentes.

Sobrou para outro – As divergências entre o PT e o PMDB municipais aumentaram nas últimas semanas. Os ânimos se acirraram na Câmara de Curitiba, onde o tucano Rui Hara, na falta de assunto melhor, atacou a política externa de Lula na tribuna. Mas acabou sobrando para Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), que, ao engrossar o discurso de Hara, provocou a ira da petista Rose Isidoro. A vereadora chamou Stephanes de fascista e acusou o pai do parlamentar de usar o cargo de secretário estadual para impulsionar sua candidatura a deputado federal.

Gás – O PT do Paraná prepara seu 20.º encontro estadual, que será realizado no dia 3 de junho, no Centro de Convenções Orleans, em Curitiba. Segundo o secretário de organização do partido no estado, Florisvaldo de Souza, o evento dará o gás necessário para a disputa eleitoral, além de formatar a chapa de candidatos majoritários e proporcionais.

Na hora – O vereador Celso Torquato (PSDB) começou uma campanha na Câmara para que os trabalhos legislativos iniciem pontualmente. O tucano já tem três aliados: o presidente João Cláudio Derosso; o líder do prefeito, Mário Celso Cunha; e a vereadora Dona Lourdes – que garante sempre chegar dez minutos antes do início das sessões. É o mínimo, não?* Márcia Lopes, secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, chega hoje a Curitiba para relatar ações do governo federal

Pinga-fogo

* À tarde, no auditório da Câmara, ela se encontra com integrantes de movimentos sociais

* O objetivo é debater os limites e alternativas dos programas sociais implementados nos municípios, para que os benefícios cheguem com agilidade e eficiência aos mais pobres

* O jornalista José Luiz Velloso pede para avisar que foi nomeado secretário municipal do Turismo e Esporte de Antonina

* "Posso pecar pelo excesso, mas jamais pela omissão", prometeu, durante a cerimônia de posse, o jovem de apenas 26 anos

* Ele nunca ouviu dizer que tudo em excesso é ruim?

* A vereadora Professora Josete (PT) fez, na semana passada, um pedido de informações sobre o projeto das PPPs (Políticas Públicas Privadas)

* O problema é que o projeto ainda está em tramitação na Câmara, o que lhe rendeu um sabão de Mário Celso Cunha, líder do prefeito

* Segundo Mário Celso, o prefeito não terá o que falar enquanto a Câmara não aprovar o projeto, pois ainda não existe nada oficial sobre o tema.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]