Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Finanças

Projeto de lei propõe parcelamento de débitos de IPTU e ISS em Curitiba

Se aprovado, Programa de Recuperação Fiscal vai permitir parcelamento em até 12 vezes, sem juros, ou em até 10 anos, com juros variáveis

Um projeto de lei complementar enviado nesta terça-feira (7) à Câmara de Vereadores de Curitiba tenta instituir o Programa de Recuperação Fiscal. Se aprovado, o programa permitirá aos contribuintes em débito com o município parcelar em até 10 anos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Serviço (ISS), entre outras dívidas.

O benefício valeria tanto para empresas quanto para pessoas físicas que possuam dívidas fiscais. O contribuinte poderia parcelar o débito em até 12 parcelas fixas, sem juros, e também poderia optar por um prazo maior, de até 120 vezes, com juros variáveis entre 0,4% e 1,20% ao mês, conforme o número de parcelas escolhido (veja mais no box ao lado). Segundo o projeto, o pagamento poderia ser feito nos principais bancos e o devedor também poderia optar pelo débito automático.

A expectativa da prefeitura é de que as finanças municipais possam recuperar em torno de R$ 200 milhões ao longo de 10 anos, de um total de R$ 4 bilhões de débitos inscritos em dívida ativa. "Com a instituição do Refic 2014, queremos dar uma oportunidade de reabilitação econômica do contribuinte em dívida com o município e recuperar créditos que irão reforçar as receitas da cidade", diz a secretária municipal de Finanças, Eleonora Fruet, em entrevista à assessoria de comunicação da prefeitura.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.