• Carregando...
Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça | Antônio More/ Gazeta do Povo
Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça| Foto: Antônio More/ Gazeta do Povo
  • Rodrigo Rollemberg, senador

Uma semana depois de a Assembleia Legislativa do Paraná rejeitar o pagamento de auxílio-saúde aos funcionários do Ministério Público Estadual (MP), o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia (foto), esteve no Legislativo para tentar articular a ressurreição da proposta. Para recolocar a matéria em votação, é necessária a assinatura de pelo menos 28 deputados. Pelo menos 24 parlamentares, alguns deles investigados pelo próprio MP, já teriam assinado o documento. O que mais chama a atenção é o fato de o MP ter questionado esse benefício, que já é pago pelo Tribunal de Justiça (TJ), sob o argumento de que cria "discriminação e regalia". No entanto, como o TJ considerou o pagamento constitucional, o MP decidiu requerer o benefício para si com base na simetria entre as duas instituições estabelecida pela Constituição Federal.

Aliás...

Giacoia teria externado preocupação a pessoas mais próximas em relação ao desgaste que a rejeição do projeto trará à sua imagem. Ele teria dito, inclusive, que não quer ser o único procurador-geral de Justiça a deixar o cargo com uma proposta derrubada pela Assembleia.

Solidariedade

O partido Solidariedade, que o deputado Paulinho da Força (PDT-SP) busca viabilizar, conquistou o registro no Paraná. A decisão foi tomada pelo Tribunal Regional Eleitoral no julgamento da última quinta-feira. A presidente estadual da legenda é Flávia Francischini, mulher do deputado federal Fernando Francischini, que tomou o caminho de volta para o ninho tucano depois de rápida passagem pelo PEN.

Pauta sindical

A pauta passou despercebida durante a manifestação de 11 de julho, mas deve ser retomada nos próximos dias. As centrais sindicais do Paraná, capitaneadas pela CUT e pela Força Sindical, vão pressionar por mudanças nas regras para a eleição de conselheiro do Tribunal de Contas.

Dois discursos

O prefeito Gustavo Fruet anda desconfiado com algumas participações na CPI dos Transportes na Câmara. Para ele, há muita gente com discursos diferentes, "um para o público, outro para dentro dos gabinetes".

Em alta: Papa Francisco

Mesmo para quem não é católico há de concordar com a mensagem do pontífice aos políticos. Em sua passagem pelo Brasil, o papa cobrou das autoridades trabalho por um mundo mais solidário, chamou os jovens a continuarem lutando contra a corrupção e que eles próprios pratiquem o bem.

Em baixa: Poderes paranaenses

Executivo, Legislativo e Judiciário jogaram entrosados para aprovar o projeto que libera 30% dos depósitos judiciários não tributários para o caixa estadual. Nenhum dos três poderes, porém, se deu ao trabalho de fazer uma discussão ampla da medida polêmica e de dar total transparência ao projeto.

Pinga-fogo

"Planalto está subestimando ou dissimulando sua preocupação com o candidato que é o mais competitivo entre todos. A avaliação positiva fortalece muito a candidatura do Eduardo Campos."

Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), senador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]