• Carregando...
Cavaletes transformados em móveis | Projeto Mobiliário Político/ Divulgação
Cavaletes transformados em móveis| Foto: Projeto Mobiliário Político/ Divulgação

Parte do lixo eleitoral produzido em Curitiba nas eleições deste ano ganhou um destino mais interessante do que o comum. Ao invés de despejados em barracões de reciclagem e de reutilização, mais de dez toneladas de cavaletes foram parar nas mãos de artistas do projeto Mobiliário Político, que transformaram os objetos descartados em móveis. Estas peças irão compor a "Exposição Política Reciclável", que acontece a partir desta terça-feira (18), na capital.

Resultado da parceria entre uma loja de móveis sob medida (Marceneiro Curitiba) e do projeto Mobiliário Político (criado pelo arquiteto e designer Mauricio Arruda, a ONG Mobilize Brasil e a agência J.Walter Thompson), a exposição reúne peças de diversos tipos de móveis.

Todo o mobiliário foi batizado com nomes de moradoras do Asilo São Vicente de Paulo, instituição que irá receber parte do dinheiro obtido com a venda dos móveis. O evento segue até o próximo dia 23, no espaço cultural Carmesim Espaço de Arte e Design, no Centro, em Curitiba. A intenção é de que, depois da capital paranaense, São Paulo receba exposição semelhante.

Os cavaletes arrecadados vieram, em sua maioria, de doações feitas pelos próprios candidatos. Já os cavaletes irregulares que chegaram a ser distribuídos pelas ruas de Curitiba foram colhidos e usados pelo designer Mauricio Arruda para a produção de vídeos tutoriais que ajudam as pessoas a construírem seus próprios móveis a partir do material. Os vídeos estão disponíveis no site do projeto.

"Até por trabalharmos com madeira e sabermos a importância deste material, sentimos a necessidade de mostrar que ele não pode ser descartado como lixo ou usado de forma indevida", ressaltou Daniel Ferrarezi, sócio do Marceneiro Curitiba. Além de poderem ser adquiridos na exposição, os móveis também estarão à venda no site www.moveisloja.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]