• Carregando...

"Se não ganharmos a presidência da Assembléia Legislativa vai ser por incompetência e falta de maturidade."

Nereu Moura, candidato a presidente da Casa, defendendo a unidade do partido para não deixar o cargo escapar.

Propaganda – A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou ontem, em primeira discussão, um projeto de lei apresentado pelo deputado Jocelito Canto (PTB), que estabelece a divulgação de custos de produção e veiculação de publicidade de qualquer órgão do governo estadual. De acordo com a proposta, a informação sobre o custo da peça deve estar inserida em cada veiculação. Aprovado em primeira discussão, o projeto será apreciado por mais duas vezes antes de seguir à sanção do governador Roberto Requião (PMDB).

Fechado – Na tentativa de evitar que a presidência da Assembléia seja ocupada por alguém de fora do PMDB, como Nélson Justus (PFL), que também está na briga, o deputado candidato Nereu Moura está discutindo com a executiva estadual uma forma de fechar questão em um nome para que os deputados obedeçam à orientação de votar no candidato oficial.

Acordo – O líder do governo, Dobrandino da Silva, tem discurso mais ameno. Diz que a vaga deve ficar com o PMDB, mas é preciso conquistar a oposição para não "abrir uma guerra". O governo, segundo ele, precisa das outras bancadas para aprovar projetos e não pode condicionar que o presidente seja do PMDB. "Nós não temos voto sozinhos", diz.

Cedo – Deputados mais próximos a Roberto Requião (PMDB) garantem que o governador vai tomar posse em 1.° de janeiro com os mesmos secretários. Ele decidiu esticar a permanência em Paris até o dia 8 de dezembro, mas está preparando algumas mudanças. Uma delas é desmembrar a Secretaria do Trabalho e da Criança. O governo já enviou mensagem para a Assembléia separando em duas pastas.

Vaguinha – Um dos cotados para entrar no governo é o ex-prefeito de Guarapuava, Victor Hugo Burko, que ajudou na coordenação de campanha do governador. Burko foi vice de Flávio Arns (PT) na campanha ao governo e chegou a ser ameaçado de expulsão pelo PL, que fechou com Osmar Dias (PDT) no segundo turno.

Antigo – A prestação de contas de 2002 do ex-governo do estado provocou polêmica ontem na Assembléia. Governistas não queriam aprovar o projeto argumentando que Jaime Lerner (PSB) não investiu 12% na saúde e 25% na educação. A discussão foi adiada pela oposição, que saiu em defesa do aliado. O líder do PFL, Plauto Miró, apresentou requerimento para que o presidente do Tribunal de Contas, Heinz Herwig, compareça na sessão e esclareça dúvidas dos deputados. "O próprio Tribunal já deu parecer favorável às contas", diz.

Verba – O contorno ferroviário de Curitiba, a rodovia Transbrasiliana (BR-153) e a conclusão do trecho paranaense da BR-116 entre Curitiba e São Paulo são obras previstas no orçamento da União para 2007. A informação foi prestada ontem, durante reunião entre deputados federais e as entidades Pró-Paraná e Grupo de Ações Federativas.

Retorno – O deputado estadual Caíto Quintana (PMDB) surpreendeu os colegas ao chegar ontem para participar da sessão depois de ter feito uma cirurgia cardíaca na semana passada. Rapidamente, reassumiu suas atividades. A justificativa é de que é melhor estar na Assembléia para não ficar pensando no que não deve em casa. "Coloquei um motorzinho de reserva para funcionar direito o coração", diz.

Investigação – Os promotores responsáveis pelas promotorias de investigação criminal do interior do estado foram chamados para uma reunião ontem para discutir o funcionamento delas. A reunião se estendeu pela noite e hoje o Ministério Público soltará uma nota divulgando o resultado. A desconfiança dos promotores era de que essas unidades fosses desestruturadas.

Pinga-fogo

O deputado estadual não reeleito Waldyr Leite (PPS), ausente desde o primeiro turno da eleição, reapareceu ontem na sessão da Assembléia *** Foi cumprimentado com animação pelos colegas, que há meses não viam o parlamentar de Paranaguá ••• O ator Paulo Betti foi o centro das atenções ontem na Assembléia ••• Deputados se revezaram para destacar as qualidades do artista, que vai receber o título de cidadão honorário do Paraná ••• Betti dirigiu o filme "Cafundó", rodado na Lapa, Ponta Grossa, Antonina e Paranaguá *** Alexandre Curi e Marcelo Almeida promovem grande festa quinta-feira, em Sengés, ao lado do prefeito da cidade Walter Juliano Dória ••• A festa popular é para agradecer o apoio da cidade aos dois nas eleições de outubro ••• Sengés foi a segunda cidade do interior onde Almeida obteve maior número de votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]