• Carregando...
Richa na reunião: PSB e PSDB são aliados tradicionais no estado | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
Richa na reunião: PSB e PSDB são aliados tradicionais no estado| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

43 segundos será o tempo que o PSB dará a Beto Richa na propaganda eleitoral no rádio e na tevê. O PSB, por sua vez, indicará o 1º suplente de Alvaro Dias, candidato tucano ao Senado. Será Edson Casagrande, ex-secretário estadual de Assuntos Estratégicos.

Chapa de esquerda

PSTU lança professor da rede estadual para disputar o governo

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) realizou ontem sua convenção para lançar o servidor estadual Rodrigo Tomazini como candidato ao governo do Paraná. Tomazini é professor da rede estadual na região de Maringá. O partido também terá candidato ao Senado (José Castanha) e lançará dois candidatos a deputado federal e três nomes para concorrer às cadeiras da Assembleia Legislativa. O PSTU terá pouco tempo no horário eleitoral, cerca de 11 segundos.

A convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB), realizada na manhã de ontem, confirmou o apoio da legenda à reeleição do governador Beto Richa (PSDB). "É o dia de homologar o posicionamento que já tomamos durante todo o mandato", disse Severino Araújo, presidente do PSB no Paraná.

Ao se coligar com os tucanos, o PSB vai indicar o primeiro suplente ao cargo de senador, que será disputado pelo tucano Alvaro Dias. O indicado para a suplência de Alvaro, anunciado oficialmente na convenção, é Edson Casagrande, ex-secretário de Assuntos Estratégicos do governo Richa. Já a campanha do governador, além do apoio da militância do PSB, deve ganhar 43 segundos adicionais na propaganda eleitoral do rádio e da televisão.

A convenção do PSB contou com a presença de Richa. "Eu vejo o PSB e o PSDB como um só partido aqui no Paraná. Por isso fico feliz com a aliança e tranquilo para dizer até que no nosso palanque terá espaço para Eduardo Campos", disse Richa. Também esteve presente o presidente do PSD no estado, deputado federal Eduardo Sciarra. A formalização do apoio contou com a presença de cerca de 70 delegados da sigla, que tiveram direito a voto, e outros filiados de Curitiba e do interior do estado.

PSB e PSDB são tradicionais aliados no Paraná. Quando Richa se elegeu prefeito de Curitiba, o vice era Luciano Ducci, do PSB. Ducci assumiu a prefeitura em 2010, quando Richa renunciou ao mandato para se candidatar ao governo paranaense.

Deputados

Apesar de se coligar ao PSDB nas eleições majoritárias (para governador e senador), o PSB não estará unido aos tucanos na disputa proporcional (para deputado estadual e federal). Mas a sigla ainda não formalizou a chapa para as eleições à Assembleia e à Câmara. A decisão foi delegada para a Executiva estadual. O PSB tem 38 filiados inscritos para concorrer a uma cadeira a deputado federal e 34 interessados em concorrer a estadual. Mas o partido vai esperar a resposta de outras legendas menores para definir a chapa nas eleições proporcionais.

O presidente da sigla do Paraná, Severino Araújo, disse que estão descartadas as coligações com os partidos que formam o "chapão". "Não vamos coligar com o PPS, PSDB, PTB ou DEM. O que está em aberto é a possibilidade de acordo com os partidos menores", diz. Atualmente, o partido tem um deputado federal – Leopoldo Meyer – e três estaduais – Hermas Brandão Júnior, Wilson Quinteiro e Gilberto Ribeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]