• Carregando...

Brasília (Folhapress) – O PSDB ameaça pedir a convocação do ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), na CPI dos Correios, caso ele não permita o acesso de membros da comissão a documentos sobre a movimentação financeira do publicitário Duda Mendonça no exterior. Integrantes da CPI devem se reunir com o ministro ainda nesta semana.

Em depoimento à CPI dos Correios, Duda afirmou ter recebido R$ 10,5 milhões do PT em um paraíso fiscal como pagamento de dívidas das campanhas de 2002. Esses recursos não foram declarados à Justiça Eleitoral. Duda foi o marqueteiro da campanha vitoriosa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"O PSDB vai apresentar requerimento de convocação do Márcio Thomaz Bastos, mas se ele receber os membros da CPI e tomar as providências necessárias talvez não seja preciso", disse o deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ).

O presidente da CPI, senador Delcídio Amaral (PT-MS), encontrou-se com o ministro da Justiça na última terça-feira, quando foi cancelada viagem de integrantes da comissão aos Estados Unidos. O objetivo era requerer ao Departamento de Justiça e à Promotoria Distrital de Nova Iorque acesso à movimentação financeira de Duda, mas esses órgãos não teriam dado resposta ao pedido de audiência. Nessa ocasião Delcídio já tinha deixado marcado um novo encontro para esta semana. Os parlamentares acusam o Departamento de Recuperação de Ativos (DRCI) do Ministério da Justiça de dificultar o relacionamento da CPI com a Promotoria Distrital de Nova Iorque e de não querer compartilhar os dados bancários de Duda, que já chegaram ao Brasil.

A assessoria de imprensa do DRCI tem afirmado que está colaborando com as investigações da CPI, mas que a Promotoria Distrital de Nova Iorque só liberou os documentos para o Ministério da Justiça, a Polícia Federal e o Ministério Público. Relatório interno da Polícia Federal revelado pela Folha de S.Paulo no último sábado também acusa o DRCI de "criar obstáculos" para o acesso a esses documentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]