• Carregando...

O PSDB lançou nesta quarta-feira (1) na liderança do partido na Câmara um painel chamado "Mentirômetro do Lula". No painel, está um boneco do personagem Pinóquio marcando "níveis de mentiras". Apesar de o lançamento acontecer no chamado "dia da mentira", o partido garante que vai manter o monitoramento das mentiras ao longo de 2009 e dará um prêmio ao presidente no final do ano.

"Não tem a ver com o dia de hoje. É uma coincidência. Estamos construindo isso na última semana baseado nas declarações do presidente. No final do ano vai ser entregue ao presidente no Palácio do Alvorada um troféu da mentira do século", disse o líder tucano na Câmara, José Aníbal (SP).

O mentirômetro marca desde mentirinha até mentira de século, passando por mentiras de bar, deslavada, entre outros. No lançamento, deputados e o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), destacaram algumas frases do presidente ao longo do mandato. Tiveram destaque as relativas à crise financeira, como a qualificação de "marolinha" que Lula deu a crise em outubro do ano passado.

Guerra enunciou como "mentiras" do presidente os programas de Aceleração do Crescimento (PAC) e Fome Zero. Fez críticas também ao recém-lançado programa habitacional. "É uma mentira muito grave. Um programa que não tem meta não é um programa, mas uma tentativa de ilusão", disse o presidente do PSDB.

O deputado Henrique Fontana (PT-RS), líder do governo na Câmara, lamentou a manifestação da oposição. "Minha avaliação é de que a oposição continua cometendo um erro grave na forma de exercer seu papel. Ela tem se pautado por uma postura de desrespeito. Pensa em transformar a política em galhofa, em brincadeira, em vez de um debate de ideias. Eu preferia debater projetos", afirmou.

Segundo Fontana, a atitude dos tucanos é reprovável. "[A oposição] Insiste em personalização, em ataque pessoal ao presidente, com critério de desrespeito pessoal", afirmou. "É uma pena. O Brasil perde muito com isso."

A Presidência da República informou que não se manifestaria sobre o lançamento do painel. O presidente Lula está na Europa, onde participa nesta quinta-feira (2) da reunião do G20, em Londres.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]