Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
escândalo

PSDB dá 24 horas para filiados deixarem cargos no governo Arruda

Direção nacional quer em 48h nomes de quem desobedecer determinação. Partido ocupa três secretarias e duas administrações no governo do DF

A direção nacional do PSDB deu prazo de 24 horas para que filiados do partido deixem seus cargos no governo do Distrito Federal. Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (2), o partido dá ainda 48 horas para que o diretório do Distrito Federal informe "os nomes de filiados que eventualmente descumpram a determinação".

Segundo resolução aprovada pela Executiva Nacional do PSDB, "os filiados que descumprirem essa determinação serão automaticamente desligados do partido". A resolução diz ainda que "os filiados eventualmente envolvidos nas irregularidades denunciadas sejam submetidos a processo disciplinar no âmbito do Conselho de Ética e Disciplina" do partido.

O PSDB ocupa três secretarias no governo de José Roberto Arruda (DEM) – Obras, Governo e Fazenda –, além de duas administrações de cidades-satélites – Estrutural e Lago Norte.

Nesta terça-feira (1º), o partido já havia anunciado que deixaria o governo de Arruda. O PSDB foi a quinta legenda a deixar a base de apoio do governador. Antes, PDT, PSB, PV e PPS já haviam tomado o mesmo caminho.

Sem os partidos, Arruda corre o risco de perder a maioria na Câmara Legislativa do DF. Somando os deputados de PT, PPS, PSB, PDT e PSDB já seriam nove entre os 24 deputados que podem ficar contra o governador. Outros três deputados estão no PMN e PSC, partidos ligados diretamente a Joaquim Roriz (PSC), que deixou o PMDB quando este partido decidiu que apoiaria Arruda nas eleições de 2010.

Roriz é pré-candidato ao governo. Com o voto dos "rorizistas" pode chegar a 12 o número de deputados distritais contra Arruda.

Caso

O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora. No inquérito, o governador José Roberto Arruda é apontado como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.