• Carregando...
O senador Aécio Neves lança candidatura à Presidência da República neste sábado, em convenção do PSDB em São Paulo. Ao lado, está o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso | EFE/Bosco Marti­n
O senador Aécio Neves lança candidatura à Presidência da República neste sábado, em convenção do PSDB em São Paulo. Ao lado, está o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso| Foto: EFE/Bosco Marti­n

Curiosidades

Confira alguns fatos curiosos que marcaram a convenção tucana:

Polêmico

Depois de perceber a reação negativa das vaias à presidente Dilma Rousseff, Aécio Neves amenizou o discurso: se no dia disse ser um "sentimento dos brasileiros", na sexta-feira disse que passou dos "limites do respeito pessoal". Sem se preocupar com a saia-justa, o deputado Paulinho da Força (SDD) resolveu falar sobre o assunto durante a convenção. "Quando apareceu o telão mostrando ela [Dilma], o povão mandou ela para o lugar onde tinha que mandar mesmo", disse, arrancando gargalhadas da plateia tucana.

Representante único

Antes dos discursos dos "caciques" do partido, vários militantes do "baixo clero" do PSDB fizeram falas rápidas sobre a candidatura de Aécio – incluindo deputados estaduais, prefeitos e até vereadores. Entretanto, nenhum paranaense foi chamado para discursa. No fim, Beto Richa (PSDB), já entre os "caciques", foi o único paranaense a falar. Ele disse que os brasileiros "não suportam essa bandalheira", se referindo ao governo petista, e disse que Aécio é a "mudança segura" - em tentativa de opô-lo ao candidato do PSB, Eduardo Campos.

Tancredo e JK

Avô do "dono" da festa, Tancredo Neves foi lembrado por vários tucanos que discursaram durante a convenção. Antes de começar a discursar, Aécio exibiu um vídeo com o poeta Ferreira Goulart declamando o poema Palavra Gasta, escrito quando Tancredo morreu – antes de tomar posse como presidente. Outro mineiro foi lembrado pelos tucanos: Juscelino Kubitschek. Sua filha, Maria Estela Kubitschek, discursou na convenção declarando apoio a Aécio.

Com fortes críticas ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e buscando mostrar união interna, o PSDB realizou neste sábado (14) sua convenção para oficializar o senador mineiro Aécio Neves como candidato à Presidência. De 451 delegados presentes na convenção, 447 votaram a favor da candidatura do senador.

"A minha responsabilidade, se já era grande, hoje é ainda maior. Se coube a JK [Juscelino Kubitschek], há 60 anos, permitir o reencontro do Brasil com desenvolvimento, coube a Tancredo [Neves], 30 anos depois, fazer o país se reencontrar com a democracia. Outros 30 anos se passaram, agora vamos conduzir o país à decência.", disse.

Aécio deve contar com o apoio de pelo menos outros seis partidos: DEM, Solidariedade, PTdoB, PTC, PSL e PTN. O nome do candidato a vice de Aécio ainda está indefinido. O PSDB pretende usar a vaga na chapa para negociar outras alianças até o fim do mês. O principal alvo é o PSD do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab.

SimbologiaEm seu discurso, Aécio elogiou a gestão do ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso – a quem considerou como responsável por "transformar a realidade brasileira de forma definitiva". Fez ainda críticas pesadas ao governo petista, dizendo que o "legado positivo" de FHC está se esgotando. "O PSDB preocupou-se de fato em governar para as pessoas", disse Aécio. Para, ele o PT "abdicou de um projeto de país para conduzir exclusivamente um projeto de poder".

Com o objetivo de demonstrar a união do partido, o senador também elogiou o ex-governador paulista José Serra, seu principal adversário dentro do partido, por sua atuação como ministro da Saúde durante o governo FHC.

A demonstração de coesão interna, aliás, deu o tom da convenção nos discursos e na simbologia política, que incluiu até a escolha do local: São Paulo. Os tucanos paulistas eram os mais reticentes em relação à candidatura do mineiro – especialmente Serra, que lutou por uma terceira candidatura à Presidência até o ano passado.

Aécio conseguiu vencer as resistências dos paulistas e a escolha de São Paulo como local da convenção teve por objetivo mostrar que os tucanos do estado irão apoiar o mineiro. Serra esteve na convenção, discursou e declarou seu apoio ao senador. Disse que Aécio tem "a qualidade de juntar as melhores pessoas para os cargos do seu governo".

Aécio será o primeiro candidato do PSDB à Presidência de fora de São Paulo. Todos os anteriores construíram suas carreiras políticas no estado: Mário Covas, FHC, José Serra e Geraldo Alckmin. Durante a convenção, Alckmin fez referência a esse fato, dizendo que Aécio seria "o mais mineiro dos paulistas", e que sua vitória começaria por São Paulo.

A chegada de Aécio à convenção, acompanhado do ex-presidente FHC, também reforçou a imagem de unidade. Nas últimas eleições presidenciais, tanto Alckmin quanto Serra procuraram "esconder" a gestão de Fernando Henrique. Nesta campanha, porém, o partido vai resgatar os feitos do ex-presidente.

Beto Richa

O governador do Paraná, Beto Richa, compareceu à convenção. Também elogiou Aécio e criticou o PT. "Todos estamos cansados de assistir diariamente pela imprensa escândalos, denúncias, corrupção, desvio de condutas, traição da confiança do povo. Os brasileiros estão nas ruas dizendo que não suportam tanta bandalheira", disse Richa. Para ele, Aécio "vai traduzir os anseios legítimos da sociedade brasileira" e será a "mudança segura".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]