• Carregando...

A primeira prévia da história do PSDB em um grande colégio eleitoral começou neste domingo (25) às 9h e vai decidir quem será o candidato tucano à prefeitura de São Paulo. Cerca de 6 mil filiados são esperados hoje em 55 locais de votação na capital paulista. Disputam o voto da militância o ex-governador José Serra, o deputado federal Ricardo Tripoli e o secretário estadual de Energia, José Aníbal.

José Serra votará às 12h30, no diretório tucano de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista. Em um esforço para demonstrar força política, o pré-candidato do PSDB será acompanhado pelo senador Aloysio Nunes Ferreira e pelo ex-governador Alberto Goldman, bem como por vereadores e deputados. Tripoli e Aníbal votam pela manhã.

No sábado, Serra mobilizou força-tarefa para garantir uma vitória folgada. O pré-candidato do PSDB pediu a aliados e apoiadores que percorressem os diretórios zonais do partido para arregimentar maior apoio para a eleição interna. O périplo, coordenado pelo comando de campanha do ex-governador, continua hoje.

Segundo lideranças do PSDB, a vitória de Serra é fato consumado. A declaração de voto de Alckmin em Serra, há dez dias, tem sido apontada como o maior indicativo disso. Na reta final, a preocupação dos aliados de Serra era assegurar a ele uma vitória folgada, entre outros motivos, para evitar dar aos adversários o discurso de que a candidatura não é consenso nem no partido. Assim que o resultado for anunciado - por volta das 16h -, um ato com Serra, Aníbal e Trípoli será feito para demonstrar unidade.

Numa legenda em que a consulta a filiados nunca foi prática comum, a experiência na maior cidade do país tende a reacender a pressão sobre o uso das prévias para escolha do presidenciável tucano em 2014.Nas duas últimas eleições presidenciais, o partido resistiu às prévias. Nas duas ocasiões, aliados de Serra trabalharam para evitar a disputa interna. Hoje, dois anos antes do pleito de 2014, há grupos defendendo a realização delas para a definição do próximo presidenciável. Para disputar com o senador Aécio Neves, a lista de nomes lançados nos bastidores já é grande. Inclui os senadores Álvaro Dias e Aloysio Nunes Ferreira e o governador Marconi Perillo. Serra promete desta vez não abandonar a prefeitura, se eleito, para lançar-se na eleição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]