Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Negócio Fechado

PSDB vai decidir se expulsa Derosso

Tucanos se reúnem no dia 7 de maio para resolver o destino do ex-presidente da Câmara Municipal. Se for afastado da legenda, vereador não poderá disputar eleição neste ano

João Luiz Cordeiro (PSDB): presidente da Câmara diz não ter ficado surpreso com novas denúncias | Daniel Caron/ Gazeta do Povo
João Luiz Cordeiro (PSDB): presidente da Câmara diz não ter ficado surpreso com novas denúncias (Foto: Daniel Caron/ Gazeta do Povo)

As executivas municipal e estadual do PSDB, em conjunto com o Conselho de Ética de cada instância, vão se reunir no próximo dia 7 de maio para decidir se expulsam da legenda o ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba João Cláudio Derosso. O encontro foi anunciado ontem pelo presidente em exercício do partido no Paraná, deputado estadual Valdir Rossoni. O tucano é favorável ao afastamento de Derosso do partido. Segundo ele, o PSDB não pode pagar por atos de seus filiados.

O desligamento de Derosso do PSDB, caso seja confirmado, impedirá o ex-presidente da Câmara de disputar a reeleição para vereador neste ano. "Não queremos fazer pré-julgamentos, mas o partido não pode ser responsabilizado por atos de seus filiados. O partido tem de ser algo acima das pessoas", defendeu Rossoni. "A cada dia que passa as denúncias [contra Derosso] aumentam e não temos visto explicações convincentes."

Clima

Derosso não participou da sessão no plenário da Câmara ontem. O vereador justificou ausência alegando ter consulta médica. Na Casa, os novos indícios de irregularidades envolvendo contratos de publicidade do Legislativo municipal parecem não ter surpreen­­dido os vereadores.

"Imagino que devem aparecer novas denúncias com o passar do tempo", declarou o líder do PT, Pedro Paulo. O presidente da Câmara e colega de partido de Derosso, João Luiz Cordeiro, seguiu o mesmo raciocínio: "Não posso dizer que estou surpreso, porque a Câmara já vem recebendo denúncias", revelou, sem dar mais detalhes.

Na sessão de ontem, o foco das críticas dos vereadores em relação às novas suspeitas envolvendo os contratos de publicidade da Casa recaiu mais na imprensa do que em Derosso. O vereador Emerson Prado, líder dos tucanos na Câmara, usou a tribuna para criticar as denúncias recorrentes à Casa, alegando que elas colocam o trabalho do Legislativo em segundo plano.

O posicionamento do vereador despertou críticas da oposição, que lançou uma nota de desagravo, assinada pelos parlamentares do PT e PMDB. O texto afirma que um dos objetivos da imprensa é o de fiscalizar o poder público. Em entrevista coletiva no início da tarde, Cordeiro disse que a Câmara está aberta às críticas. "Sou democrático e todos têm o direito de falar. A crítica construtiva melhora o desempenho."

Dê a sua opinião

Como fica a imagem da Câmara Municipal após os novos indícios de irregularidades envolvendo contratos de publicidade da Casa?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.