Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Unanimidade

PT apóia plebiscito que pede reestatização da Vale do Rio Doce

Os mais de 900 delegados do 3º Congresso Nacional do PT aprovaram por unanimidade a adesão do partido ao plebiscito que pode decidir pela reestatização da Companhia Vale do Rio Doce, privatizada em maio de 1997 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Duas teses pedindo a adesão do PT ao movimento pela reestatização da Vale foram apresentadas no Congresso. A primeira pela corrente trotskista radical O Trabalho, que detém 1% do partido, e a segunda pela secretaria sindical, comandada pelo ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores, João Felício.

Nenhum integrante do ex-Campo Majoritário se dispôs a tentar derrubar a proposta, o Trabalho retirou sua tese em favor de Felício e a adesão foi acolhida por unanimidade do plenário, aos gritos de "partido, partido, é dos trabalhadores".

- O governo passado fez uma fraude ao vender a Vale por R$ 3,3 bilhões. Hoje a empresa vale R$ 90 bilhões - disse Felício ao defender a tese.

Usando termos como "capitalistas safados", a representante de O Trabalho Misa Boito comparou a reestatização da Vale com a decisão do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de não renovar a concessão para a RCTV.

- No congresso de São Paulo ouvi companheiros da corrente majoritária defenderem com orgulho o que ocorre na Venezuela, Bolívia e Equador. Quando apresentamos a tese do plebiscito alguns disseram "os mercados vão reagir". Eles vão reagir mas é possível resistir. Foi o que aconteceu com a não renovação da concessão da RCTV na Venezuela. Todo o imperialismo veio para cima (de Chávez) mas as forças populares resistiram, inclusive com o apoio do PT- disse Misa.

O secretário de Relações Internacionais do PT, Valter Pomar, que comandava a mesa, deixou claro que a decisão diz respeito apenas ao partido e não ao governo.

- O partido não está se pronunciando sobre qual é a postura do governo - esclareceu Pomar.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.