Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Campanha

PT cobra compromisso de Beto ficar até 2012

Uma das últimas cartadas da oposição ao prefeito é levantar dúvida sobre a permanência de Richa no cargo, já que ele poderia tentar o governo em 2010

Carlos Moreira conversa com Gomyde, tendo Gleisi ao fundo, na entrada do evento da Pastoral da Criança | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Carlos Moreira conversa com Gomyde, tendo Gleisi ao fundo, na entrada do evento da Pastoral da Criança (Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo)

Uma das últimas cartadas dos candidatos à prefeitura de Curitiba que querem impedir a reeleição de Beto Richa (PSDB) é tentar persuadir o eleitorado de que o tucano não vai cumprir o novo mandato até o fim, em 2012. Os oposicionistas têm levantado a possibilidade de, em março 2010, Richa deixar a prefeitura para candidatar-se ao governo do Paraná. O cargo ficaria, então, com o vice-prefeito Luciano Ducci (PSB).

A campanha de Gleisi Hoffmann (PT) chegou a publicar um texto na página na internet da candidata e o distribuiu à imprensa especulando que Richa teria admitido renunciar à prefeitura para tentar o governo. No texto, os pestistas dizem que Richa seguirá o exemplo do governador José Serra, de São Paulo, que "venceu a eleição para a prefeitura de São Paulo em 2004, registrou em cartório que não deixaria o cargo antes do fim do mandato e em 2006 renunciou para disputar o governo do estado".

Gleisi chegou a desafiar o prefeito a, assim como fez com o plano de governo, registrar em cartório sua intenção de permanecer no cargo até 2012. "A população de Curitiba está sendo desrespeitada, porque a prefeitura está sendo usada para trampolim político para um projeto político pessoal. O atual prefeito não está pensando em solucionar os problemas da cidade, mas sim em sua carreira política. Não é o Luciano Ducci que está disputando o cargo de prefeito, mas é ele quem poderá governar a cidade na maior parte da próxima gestão", afirmou a petista.

Os vereadores do PT em Curitiba ontem também cobraram da bancada de Richa na Câmara Municipal se o prefeito assume o compromisso claro de, se reeleito, ficar mais quatro anos na prefeitura. O coro foi engrossado pelo candidato Carlos Moreira (PMDB). Ele ontem disse que a população curitibana vai votar em um candidato a prefeito que será candidato a governador em 2010.

A campanha de Richa ameaçou interpelar judicialmente a petista pelas declarações. Segundo a assessoria do prefeito, ele jamais admitiu que não ficaria os quatro anos na prefeitura. De acordo com os tucanos, o momento eleitoral em 2010 será diferente do atual e toda e qualquer decisão a respeito de candidaturas dependerá do grupo político que apóia o prefeito.

O grupo político ao qual se refere a assessoria tucana inclui o senador Osmar Dias (PDT), que já declarou ser candidato a governador em 2010. Richa disse que os participantes dessa união são fortes e que ela deve ser mantida até a próxima eleição. Quanto às referências a Ducci, os assessores do prefeito afirmaram que o PT esqueceu-se de dizer que, segundo a legislação eleitoral brasileira, o cidadão vota na chapa (prefeito e vice), portanto, caso vote em Richa, está votando também no seu vice.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.