• Carregando...

Na tarde de ontem, o Partido dos Trabalhadores anunciou o resultado final das eleições internas realizadas no domingo. A apuração confirmou a vitória, no primeiro turno, do deputado estadual André Vargas, reeleito para a presidência do PT no Paraná com 8.796 votos (55% do total de válidos). O processo eleitoral envolveu a escolha dos presidentes de diretórios municipais e também da presidência nacional, com as respectivas chapas nas três instâncias administrativas. A votação aconteceu em 271 municípios e o total de eleitores chegou a 17.178 (quórum de 34,57% de filiados).

A demora na apuração se deve à falta de estrutura de algumas executivas municipais. A totalização só aconteceu depois que 24 cidades entregaram as atas de urnas. O resultado final das eleições será divulgado oficialmente apenas no dia 29 de setembro após a reunião da Executiva Estadual. O prazo para envio dos recursos termina amanhã dia 23 de setembro. O presidente da comissão eleitoral, Florisvaldo de Souza, conta que os recursos serão avaliados na quarta-feira e que até ontem apenas uma denúncia vinda da cidade de Bituruna foi formalmente apresentada.

O deputado federal Florisvaldo Fier, Dr. Rosinha, que concorria à presidência estadual do partido alega que houve abuso de poder econômico. Ele afirma que tem provas de transporte e pagamento de anuidade para filiados. Na segunda-feira as alas mais à esquerda se reúnem para discutir o assunto. Dr. Rosinha não sabe se irá apresentar recurso à executiva porque argumenta que as mesmas pessoas envolvidas na fraude são responsáveis pela análise da documentação.

Agora, a executiva estadual se prepara para a realização do segundo turno, marcado para o dia 9 de outubro, nas instâncias onde o primeiro colocado não conseguiu mais da metade dos votos válidos. O Campo Majoritário – tendência mais à direita que comanda o partido há dez anos – conseguiu manter a administração estadual e nos principais municípios do estado. Em Curitiba, única cidade de grande porte que realizará segundo turno, a corrente ainda luta pelo posto. Pedro Paulo Costa ficou em segundo lugar na disputa com Adenival Gomes, mas ainda tenta reverter a situação.

A votação de Ricardo Berzoini, que concorre à presidência nacional, acompanhou a proporção conquistada por Vargas. A surpresa fica por conta do segundo lugar. Raul Pont e Valter Pomar, que disputam a vaga no segundo turno nacional, não receberam boa votação no Paraná. Ficaram, respectivamente, em quarto e sexto lugar. Plínio Arruda Sampaio e Maria do Rosário tiveram votações mais expressivas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]