• Carregando...

Com o pedido de licença por 45 dias de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado, o PT contará no período com os presidentes da República, Luiz Inácio da Lula da Silva, da Câmara, Arlindo Chinaglia (SP), e do Senado, Tião Viana (AC).

Desde 1989, quando foram retomadas as eleições diretas no país, com a eleição de Fernando Collor de Mello, nenhum partido teve, ao mesmo tempo, os presidentes do Executivo e das duas Casas legislativas.

Collor foi eleito pelo PRN e governou o país de 15 de março de 1990 a 2 de outubro de 1992. No período, Nelson Carneiro (PMDB-RJ) e Mauro Benevides (PMDB-CE) presidiram o Senado, e Paes de Andrade (PMDB-CE) e Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), a Câmara.

Itamar Franco foi presidente entre 2 de outubro de 1992 e 1º de janeiro de 1995. No período, Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Inocêncio de Oliveira (PFL-PE) comandaram a Câmara, e Mauro Benevides (PMDB-CE) e Humberto Lucena (PMDB-PB), o Senado.

No primeiro mandado de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), de 1º de janeiro de 1995 a 1º de Janeiro de 1999, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA) e Michel Temer (PMDB-SP) foram presidentes da Câmara, e José Sarney (PMDB-AP) e Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA), do Senado.

No segundo mandato de FHC, de 1º de janeiro de 1999 a 1º de janeiro de 2003, ACM (PFL-BA), Jader Barbalho (PMDB-PA), Edison Lobão (PFL-MA) e Ramez Tebet (PMDB-MS) foram presidentes do Senado, e Michel Temer (PMDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG) e Efraim Morais (PFL-PB), da Câmara.

No primeiro mandato de Lula (PT), de 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2007, João Paulo Cunha (PT-SP), Severino Cavalcanti (PP-PE) e Aldo Rebelo (PC do B-SP) foram presidentes da Câmara, e José Sarney (PMDB-AP) e Renan Calheiros (PMDB-AL), do Senado.

Reeleito no ano passado, Lula viu o colega de partido, Arlingo Chinaglia, ser eleito para a presidência da Câmara, enquanto Renan foi reeleito para o Senado. Com a licença do peemedebista, outro petista, Tião Viana, será o presidente do Senado em exercício.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]