• Carregando...

Na expectativa de repetir o número de votos para vereadores que fez em todo o estado em 2004, o Partido Verde (PV) espera eleger seus primeiros deputados parananeses. A aposta do presidente estadual do partido, Melo Viana, é de eleger ao menos dois estaduais e um federal em 2006.

O PV está procurando e sendo procurado por algumas lideranças políticas no estado que podem dar sustentação a uma boa chapa majoritária e proporcional. Depois do vereador curitibano Paulo Salamuni, ex-PMDB, outro peemedebista que pode aderir aos verdes é o secretário estadual do meio ambiente Luiz Eduardo Cheida. "Estamos em conversas adiantadas, inclusive negociando com o governador para que ele não deixe a secretaria", diz Viana.

Cheida seria um dos nomes com chance de se eleger, tanto para federal quanto para estadual. Na última eleição para deputado federal, Cheida fez 49 mil votos pelo PMDB, sendo suplente na chapa. Na avaliação da executiva estadual do PV, com o trabalho feito na secretaria, Cheida pode alcançar 60 mil votos em 2006.

O partido fez, no ano passado, 128 mil votos para vereador em todo o estado, elegendo 23 parlamentares municipais. Agora já conta com 32 vereadores em nove cidades do Paraná. Com o descrédito do PT, em função das denúncias de corrupção no governo federal, o PV pode herdar o voto de legenda daqueles que escolhiam o partido pelas posições ideológicas. Na opinião de Viana, o PV deve fazer no Paraná ao menos 90 mil votos de legenda. Mantendo a votação da eleição anterior, passaria dos 200 mil votos, suficientes para eleger dois federais e três estaduais.

Até agora, o partido conseguiu no estado uma suplência na Câmara Federal, com João Batista Beltrame, o Joba, que fez 29.066 votos em 2002.

Para o próximo ano, não sairá coligado com nenhum partido. Paulo Salamuni pode ser candidato a senador. O partido está procurando um nome para ser candidato ao governo, e segundo Viana deve ser alguém que saiba que está saindo para ajudar o PV, "Sem a ilusão de que pode se eleger". A intenção é lançar um candidato que ainda não tenha disputado, mas que tenha consistência para se destacar na eleição e ter boa performance nos debates.

Nas principais cidades do estado, o PV quer sair com ao menos um candidato a deputado federal e um estadual com chance de se eleger. Pessoas que têm mandato, ou que já foram bem votados em eleições anteriores. A intenção é reverter o resultado da eleição anterior nas cidades médias, quando o PV fez boa votação, mas não conseguiu eleger ninguém em municípios como Cascavel, Campo Mourão, Londrina e Maringá. "Batemos na trave nessas cidades", diz Viana.

Em Curitiba, Melo Viana foi o sexto colocado em número de votos para prefeito, com 1,4% dos votos válidos, com 12 nomes na disputa. Conseguiu eleger um vereador, Aladim Luciano, com 4.143 votos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]