• Carregando...
Filas no TRE, no Parolin: até o momento, atendimento tem sido rápido | Priscila Forone/ Gazeta do Povo
Filas no TRE, no Parolin: até o momento, atendimento tem sido rápido| Foto: Priscila Forone/ Gazeta do Povo

Saiba mais

O recadastramento feito pelo TRE vai até 20 de janeiro. Veja algumas informações importantes:

Onde é

A Central de Atendimento do TRE fica na Rua João Parolin, 55, no Prado Velho. Há uma estação de ônibus próxima na Av. Marechal Floriano. Há estacionamento próprio e gratuito no local.

O que levar

Para fazer o recadastramento, o eleitor precisa levar um documento oficial de identidade com foto e título de eleitor, além de um comprovante de residência. O CPF, embora não seja obrigatório, pode agilizar o atendimento. Só serão aceitos os documentos originais.

Quando ir

Todos os dias, inclusive sábados e domingos, até 20 de janeiro. O funcionamento é das 8 h às 18h30.

Tira-dúvidas

Ligue para (41) 3330-8674 e (41) 3330-8673 ou acesse www.tre-pr.jus.br.

Faltando menos de um mês para o fim do prazo, quase 30% dos eleitores curitibanos ainda não fizeram o recadastramento biométrico na Justiça Eleitoral. Até ontem, segundo o Tribunal Regional Elei­­toral (TRE), 924.441 eleitores ha­­viam se recadastrado. Isso significa que, do total de 1,3 milhão de eleitores, 70,52% compareceram.

Os mais de 375 mil eleitores que ainda precisam comparecer estão sujeitos a perder o título caso não se recadastrem. A mudança está sendo feita porque, a partir do ano que vem, Curitiba será uma das cidades que identificará o eleitor, no momento da votação, por meio de impressão digital. Quem não tiver se recadastrado não poderá votar e sofrerá sanções, como multa e restrição de acesso a documentos.

Para que a eleição biométrica seja confirmada, o TRE precisa que pelo menos 80% de todos os eleitores da cidade tenham feito o recadastramento. Assim, pelo menos mais 125 mil pessoas precisam ir ao TRE para que a mudança seja validada pela Justiça Eleitoral. Em caso contrário, o novo sistema será aplicado somente na eleição de 2014.

Para atingir a meta, o TRE paranaense mudou o sistema que vinha sendo seguido até outubro, quando a data de recadastramento variava de acordo com o aniversário do eleitor. Agora, todos os eleitores podem comparecer a qualquer dia, até o fim do prazo final.

O recadastramento será feito até o dia 20 de janeiro e a Central de Atendimento ao Eleitor vai atender o público todos os dias, incluindo sábados e domingos, com exceção de cinco dias de recesso neste fim de ano. O órgão não vai funcionar nos dias 24, 25, 30 e 31 de dezembro e no dia 1.º de janeiro. Além disso, os interessados em fazer o recadastramento podem para agendar o horário do atendimento pela internet.

Até o momento, quem fez o recadastramento tem encontrado poucas filas. No entanto, como muitas pessoas deixaram para a última hora, é possível que haja filas maiores nos últimos dias. O tribunal contratou funcionários terceirizados e colocou em funcionamento 130 guichês que permanecem abertos durante toda a manhã e a tarde.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]