• Carregando...

Atualizado em 01/04/2006 às 14h24

Os corpos dos 17 passageiros e dois tripulantes vítimas do acidente com um avião bimotor da empresa Team em Rio Bonito já foram resgatados do Pico da Pedra Bonita, na Serra da Castelhana. Eles serão levados ao Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro (IML). Os parentes das vítimas farão o reconhecimento dos corpos. O acidente aconteceu no fim da tarde de sexta-feira, mas equipes de resgate só localizaram o avião por volta das 3h30m da madrugada.

Entre as vítimas estão quatro funcionários da Petrobras. São eles: Milton Souza, geólogo; Marcio Pereira, engenheiro de petróleo; Leila Abreu, engenheira de petróleo e consultora técnica; e Marcelo Oliveira, gerente de petróleo da unidade Espírito Santo. Outras cinco vítimas - Marco Galasso, Thais Santos, Ribamar Cassemiro, Jorge Costa, Antunes Bartolomeu - trabalhavam para uma empresa que presta serviços para a estatal.

A bordo do bimotor estavam ainda Michael Peter Hutten, que comandava a aeronave e tinha como co-piloto Albaruz Jaime Eloir. Os outros passageiros são Henrique Carvalho, Hugo Correa, Jaques Berne, Marco Lattari, Paladini Benedito, Marden Souza, Cristian Mangoni e Mauro Neves.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou neste sábado que já começou a investigar o acidente.

Dois técnicos foram enviados ao local do desastre, tiraram fotos da aeronave e dos corpos das vítimas e recuperaram as caixas de voz e de instrumentos.

Segundo a Anac, as caixas podem ajudar os investigadores a saber o que causou o acidente. Os técnicos da Anac também já começaram a entrevistar moradores da área próxima à queda do avião, representantes da Team e também funcionários da torre de comando de Macaé.

Segundo o comandante David, diretor de relações institucionais da Team, a aeronave, de fabricação tcheca, passou pela vistoria anual de manutenção em janeiro deste ano. Os certificados e licenças do piloto e do co-piloto também foram avaliados pela Anac e estavam regularizados. A empresa tem três aeronaves e funciona desde 2001.

O bimotor caiu num trecho de mata nativa, com árvores altas. José Carlos da Costa, morador da Estrada do Rio Mole, afirma que testemunhou o momento em que o avião caiu. Segundo ele, por volta das 17h40m o bimotor passou voando baixo, numa rota diferente da usual, e seguiu no sentido da serra, que estava totalmente encoberta por um nevoeiro. Ele disse que logo em seguida ouviu um estrondo.

De acordo com o prefeito de Rio Bonito, José Luis Mandiocão, chovia na hora do acidente. Soraya Hutten, mulher do piloto Michael Petter Hutten, disse que teve o último contato com o marido às 16h de sexta-feira.

- Meu marido era um piloto experiente, egresso da Força Aérea. Ele costumava elogiar a Team devido ao cuidado que a empresa tem com a manutenção das aeronaves - disse a mulher do piloto.Foto: Marco Antônio Teixeira

Bombeiros de quartéis da Região dos Lagos e do Grupamento Florestal foram deslocados para a Serra de São João. Trabalham na operação de resgate 85 homens da Defesa Civil estadual e dos Corpos de Bombeiros de vários municípios, que contam ainda com o apoio de 60 homens da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Rio Bonito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]