• Carregando...

QUEM GANHA COM A MANUTENÇÃO DA VERTICALIZAÇÃO

PMDB OPOSICIONISTA

Com a verticalização, essa ala do partido impede uma desejada aliança da ala governista com Lula.

PSDB

O partido sempre apoiou a regra e, com sua manutenção, poderá atrelar partidos menores e aliados ao seu projeto nacional, criando frentes regionais anti-Lula.

PT

Ganha em tese, pois sempre defendeu a regra. Mas, na prática, perde porque Lula fica sem a possibilidade de aliança nacional com o PMDB, por exemplo.

MIRO TEIXEIRA

O deputado trabalhista foi o autor da consulta que fez o TSE adotar, a seis meses das eleições de 2002, a verticalização, alterando todo o processo eleitoral daquele ano quando o jogo já estava em andamento.

NELSON JOBIM

O presidente do Supremo Tribunal Federal foi quem interpretou a Constituição, instituindo a verticalização, para atender ao mandamento de que os partidos no Brasil têm caráter nacional. Deve manter esse voto na próxima decisão do Supremo sobre o assunto.

QUEM PERDE COM A MANUTENÇÃO DA VERTICALIZAÇÃO

LULA

Não poderá mais sonhar com uma aliança com PMDB já para o primeiro turno das eleições. E poderá perder alianças formais até com aliados tradicionais. O PSB, por exemplo, pode rever decisão de coligar-se com o PT na eleição presidencial, para não atrapalhar suas alianças nos estados.

PFL

O partido sempre foi contra a regra da verticalização, pois pretendia se aliar ao PSDB na aliança nacional e fazer alianças variadas nos estados. Se tivesse um candidato forte à Presidência poderia fazer isso.

PARTIDOS MÉDIOS E PEQUENOS

Estes partidos (PTB, PL, PSB, PPS, PCdoB) queriam ter liberdade para fazer alianças para presidente e nos estados, obedecendo unicamente à lógica da conveniência eleitoral. Querem apoiar o candidato do governo ou da oposição, mas sem ficar atrelados nos estadosaos projetos eleitorais do PT ou do PSDB/PFL.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]