• Carregando...

Nem bem comemorou o lançamento de Orestes Quércia em São Paulo, o PT foi surpreendido pela aproximação entre o PMDB do ex-governador e o PP de Paulo Maluf. Tal casamento, capaz de despertar rejeição eleitoral em dose dupla, não interessa aos petistas, para os quais Quércia tem como única serventia forçar a passagem de Aloízio Mercadante para um segundo turno contra José Serra (PSDB). Ontem, malufistas procuraram tranqüilizar o PT. Segundo eles, o ex-prefeito não estaria inclinado a aceitar a corte de Quércia, porque precisa de um candidato próprio do PP para dar visibilidade à sua campanha por uma vaga de deputado. O escolhido é Cunha Bueno, que pediu 24 horas para dar resposta.

Doril – Nem sinal de Gabriel Chalita na convenção tucana de domingo passado em São Paulo. No PSDB, muitos consideram que quanto mais longe do noticiário estiver o ex-secretário da Educação de Geraldo Alckmin, melhor.

Volto já – Piada que corre no PFL: o tucano Eduardo Paes manteve a candidatura ao governo do Rio para o governador de Minas, Aécio Neves, ter uma desculpa para continuar indo à cidade na campanha.

Janela – A ala oposicionista do PMDB se aproxima dia a dia de Lula. Ex-ministro de FH, Moreira Franco (RJ) fez as pazes com José Sarney e não sai do gabinete de Renan Calheiros. A quem pergunta, diz que nunca foi procurado por Geraldo Alckmin. Ah, bom – Explicação do PT para ter driblado a proibição do uso de artistas na convenção de Lula: a minirreforma eleitoral veta apresentações em comícios, não em eventos internos dos partidos. Companheiro – Petistas elogiam a forma como o vice-presidente José Alencar conquistou a militância do partido. Lembram que em 2002 ele foi vaiado na convenção de Lula. Sábado, com o "fora FMI", incendiou a platéia. Fechou – Em Santa Catarina, o PSDB garantiu palanque único para Alckmin. O tucano Leonel Pavan será vice de Luiz Henrique (PMDB). Ao Senado concorrerá Raimundo Colombo (PFL).

Multimídia – De blogueiro a marqueteiro. A convite de Denise Frossard (PPS), o prefeito César Maia (PFL) vai assumir a coordenação de comunicação da campanha da deputada ao governo do Rio. Corda esticada – Aliados de Lúcio Alcântara (CE) reclamam de Tasso Jereissati, que deu só uma passada na convenção estadual, sem declarar apoio ao governador. Dizem que não vão querer saber de reclamações quando pipocarem os comitês "Lulu" (Lula e Lúcio) no estado. Cobertor curto – Para atrair o PDT, Eduardo Campos pode perder o PL de Inocêncio Oliveira na disputa em Pernambuco. O candidato do PSB ao governo ofereceu ao novo aliado a vaga de vice, antes negociada com os liberais. Inocêncio ameaça ir para o barco de Humberto Costa. Zebra – A surpreendente vitória de Mão Santa sobre o grupo governista do PMDB pode não ser a única surpresa na eleição do Piauí. O senador também tenta fechar uma aliança com o PFL, seu adversário histórico no estado. Gana – Inocêncio Oliveira (PL-PE) havia sugerido "recesso branco" nesta semana, por conta do jogo do Brasil e das convenções nos estados, mas Aldo Rebelo (PC do B-AL) convocou sessão deliberativa na Câmara para hoje, logo após a partida. Reta final – Em reunião hoje, os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Dilma Rousseff (Casa Civil) esperam bater o martelo sobre os dois reajustes ainda por definir: o dos auditores da Receita Federal e o dos servidores do Grupo de Gestão.

TIROTEIO

* Do senador Juvêncio da Fonseca (PSDB-MS), sobre o fato de o PT ter utilizado cadastros do governo federal para levar beneficiários de programas sociais, como a Bolsa-Família, à convenção nacional do partido, no sábado passado:

– Com Lula, o país está presenciando o espetáculo do uso da máquina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]