• Carregando...

O PTB do Paraná está dividido em relação a quem apoiar na eleição de outubro. O presidente estadual Alex Canziani vem declarando que o partido deve fechar uma aliança com o PPS de Rubens Bueno. Já os irmãos Simões não abrem mão de apoiar a campanha de reeleição do governador Roberto Requião (PMDB). O deputado federal Íris Simões e o deputado estadual Carlos Simões já estiveram no palanque de Requião nas duas últimas eleições: estadual e municipal.

Protesto – O deputado federal Cezar Silvestri (PPS), membro da Comissão de Agricultura da Câmara, participa hoje pela manhã do protesto nacional "Grito do Ipiranga", em Guarapuava. Os produtores rurais farão caminhada pelas principais ruas da cidade, com mais de 200 tratores, caminhões e máquinas agrícolas.

Energia – A Comissão de Fiscalização da Assembléia se reúne hoje para retomar as discussões sobre o caso da Usina Elétrica a Gás (UEG) de Araucária. Os deputados esperam ouvir os depoimentos do procurador geral do estado, Sérgio Botto de Lacerda, e do procurador geral de Justiça, Milton Riquelme.

Dúvidas – Os depoimentos sobre a intenção de compra da UEG devem ocorrer a partir das 10 horas no Plenarinho da Assembléia. A expectativa dos deputados é que os procuradores façam alguns esclarecimentos. "Existem muitas contradições entre o que diz a empresa norte-americana El Paso, a antiga diretoria da Copel e a nova direção da empresa", disse o presidente da Comissão, deputado Neivo Beraldin.

Moto-frete – O prefeito Beto Richa sancionou a lei que regulariza a profissão de moto-frete em Curitiba. A proposta é de autoria dos vereadores Felipe Braga Côrtes (PMDB) e Mário Celso Cunha (PSDB). A partir de hoje a Urbs terá um prazo máximo de 180 dias para colocar em prática os itens apresentados na lei, como fiscalizar as empresas e também aplicar o curso de direção defensiva para os condutores das motos.

Alianças – O PPS do Paraná discute nesta quinta-feira a política de alianças do partido no estado. Apesar de depender das alianças nacionais para definir o quadro local, o PPS está tendo conversas freqüentes com o PTB, além dos "nanicos" PAN e PHS. O PV, partido que nacionalmente deve estar aliado ao PPS, no estado não está próximo do partido de Rubens Bueno.

Protesto – Aproveitando a presença de dois membros do primeiro escalão da prefeitura na Câmara Municipal ontem, um grupo de 20 estudantes fez um protesto silencioso pedindo o passe livre nos ônibus da cidade. Eles estenderam faixas e bandeiras pedindo o benefício para os estudantes.

Plebiscito – O vereador Jairo Marcelino (PDT) defende que seja feito um plebiscito entre os curitibanos para saber se aprovariam a idéia de passe livre. "É preciso explicar que esse benefício não sairia de graça para o restante da população", disse o vereador.

Notícia-crime – O prefeito de Florestópolis (Norte do estado), Nelson Gonçalves Correia (PMDB), protocola nos próximos dias uma notícia-crime contra o prefeito de Curiúva, Márcio Aparecido Mainardes (PMDB). O pedido será encaminhado ao procurador-geral de Justiça, Milton Riquelme de Macedo.

Futebol – Correia acusa seu colega do PMDB de tentativa de homicídio e racismo. O motivo: domingo à tarde, num jogo de futebol entre times das duas cidades (realizado em Curiúva), uma queixa de Correia contra a arbitragem levou o anfitrião a uma reação violenta. Segundo ele, o prefeito de Curiúva teria feito ataques racistas e incitado os torcedores da cidade a agredi-lo. Moradores de Sapopema interviram e encerraram a agressão. Em seguida o prefeito de Sertanópolis foi levado para um hospital.

Perseguição – Correia reclama que foi perseguido até o hospital e acusa Mainardes de comandar os agressores. Mainardes não foi localizado ontem à tarde pela coluna. Detalhe: nenhum dos prefeitos estava em campo. Eles acompanhavam os times de suas cidades. O jogo, vencido por Curiúva, valia pela semifinal de um torneio regional de futebol amador.

Pinga-fogo

* Os vereadores de Curitiba ficaram indignados com o cerimonial do Palácio Iguaçu e da prefeitura, responsáveis pelo protocolo do evento de assinatura do convênio do Fundo de Desenvolvimento Urbano

* O presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), e o líder do prefeito, Mário Celso Cunha (PSDB), não foram chamados para compor a mesa e sequer foram citados pelo prefeito Beto Richa em seu discurso

* A situação ficou tão complicada que o chefe de gabinete de Richa, Ezequias Moreira, que estava no cantinho da mesa, cedeu sua cadeira para Derosso

* O deputado Dobrandino da Silva (PMDB), líder do governo na Assembléia, levou um "pito" do governador ao cumprimentar Beto Richa durante a assinatura do repasse do dinheiro do FDU para Curitiba

* O deputado "quebrou o protocolo" ao cumprimentar o prefeito no momento em que Richa proferia seu discurso, interrompendo a fala dele

* A Assembléia Legislativa realiza hoje sessão especial em homenagem aos 80 anos do Instituto de Engenharia do Paraná

* IEP é a mais antiga entidade de engenharia do Paraná e a quarta do Brasil

* Emília Belinati faz palestra hoje sobre "Ética na política", no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]