• Carregando...

A comissão especial que vai fazer um levantamento completo das leis do Paraná se reúne na próxima semana na Assembléia Legislativa. Presidida pelo deputado estadual Ratinho Jr. (PPS), o grupo formado também por Reni Pereira (PSB) e Hermes Fonseca (PT), pretende consolidar todas as leis em vigor e elaborar uma documento atualizado para disponibilizar para deputados e a população.

Crise – Uma delegação formada por autoridades paraguaias foi recebida ontem pelo senador Alvaro Dias (PSDB). O grupo pediu ao parlamentar paranaense que ajudasse a encontrar uma solução para a crise na fronteira, envolvendo Ciudad del Este e Foz do Iguaçu. Os paraguaios reivindicam que os táxis e vans flagrados com transporte de mercadorias acima da cota não fiquem apreendidos no Brasil.

Excesso – A indicação legislativa propondo a mudança do regulamento aduaneiro que permite a apreensão de táxis que transportam passageiros com mercadorias ilegais foi encaminhada ontem ao governo. Segundo o autor, deputado Reni Pereira (PSB), o fato de o proprietário do veículo responder pela infração é o principal motivo do conflito na fronteira com o Paraguai. "Como a Receita Federal não vai deixar de cumprir seu papel, a saída é mudar a lei", diz.

Revolta – O vice-presidente do PMDB paranaense, deputado Nereu Moura, um dos coordenadores no Paraná da campanha de Germano Rigotto, fez críticas pesadas à ala do partido que impediu na Justiça a validade das prévias. "Mais uma vez, as raposas de rabos felpudos venderam o partido. Vamos propor que esses políticos sejam expulsos da legenda", disse. A revolta de Moura é particularmente contra os senadores Renan Calheiros e José Sarney.Uma vez só – Durante o encontro nacional do PPS, programado para o próximo fim de semana em Belo Horizonte, a delegação paranaense vai propor o fim da reeleição, a partir de 2008. A proposta foi apresentado pelo deputado federal César Silvestri e teve apenas um voto contrário dos cerca de cem participantes da reunião do partido no Paraná.

Mercado futuro – O vereador Rui Hara (PSDB) decidiu assumir a causa dos acupunturistas que era defendida por Luís Ernesto, quando ocupou a vaga na Câmara de Curitiba. Hara convidou o secretário de Finanças, Luiz Sebastiani, e o secretário de Urbanismo, Luiz Famur, para darem dicas de como solicitar alvará e a liberação comercial, na quinta-feira, em um hotel da cidade,. Reforma geral – O bloco independente da Câmara de Curitiba quer mudar o artigo 26, que permite a reeleição dos membros da mesa. Valdemir Soares (PL) afirma que no regimento interno da casa tem muita coisa ultrapassada e defende mudanças urgentes. Alta expectativa – O presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), entende que com a definição da executiva nacional de que Geraldo Alckmin irá disputar a Presidência, o diretório estadual poderia apressar a definição do candidato tucano. "Precisamos escolher o nosso candidato. Dentro do PSDB nomes não faltam. Temos o Alvaro Dias, o Gustavo Fruet, o Hermas Brandão, o prefeito Beto Richa e o deputado Valdir Rossoni", completa Derosso.

Na Assembléia – Os vereadores Zé Maria, do PPS, e Roberto Hinça, do PDT, esclarecem que pretendem concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa e não na Câmara Federal. Ambos são vereadores de primeiro mandato em Curitiba e acreditam que terão votos suficientes para tornarem-se deputados estaduais.

Polêmica – Um grupo de profissionais do sexo foi ontem até à Câmara de Vereadores de Maringá para apoiar um projeto das vereadoras Edith Dias (PP) e Márcia Socreppa (PSDB) que permitira à Associação das Profissionais do Sexo de Maringá buscar recursos para aplicar em programas de saúde. O projeto entraria em regime de urgência, mas não foi votado devendo entrar em pauta nas próximas sessões.

Pinga-fogo

* O vereador Mário Celso Cunha (PSDB), diante da indefinição do partido quanto à candidatura própria, disse que até começa a pensar na possibilidade de apoio dos tucanos paranaenses à candidatura do governador Roberto Requião.

* A Assembléia Legislativa aprovou ontem um voto de pesar, proposto pelo deputado José Domingos Scarpellini (PSB), pela morte do empresário e agrônomo de Arapongas, Carlos Pugliesi Neto, ocorrida no último sábado.

* O empresário era sobrinho do secretário estadual de Transportes, Waldyr Pugliesi, e irmão do prefeito de Arapongas Beto Pugliesi.

* O administrador e economista Itaci Cardoso, ex-presidente da ADVB, será homenageado com o título de cidadão honorário de Curitiba, no próximo dia 31.

* A proposição é do vereador Ângelo Batista (PP).

* O vereador Manassés Oliveira (PPS) foi chamado ontem na Secretaria Municipal do Meio Ambiente para ajudar a intermediar as negociações com os trabalhadores da limpeza pública, que ameaçam entrar em greve a partir de amanhã.

* Manassés foi presidente do sindicato do setor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]