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Curitiba – A rede bancária começa a receber hoje os formulários de recadastramento de aposentados e pensionistas em todo o país. Dos 2,5 milhões de beneficiários convocados, 180.476 são paranaenses. Apenas aqueles que têm problemas de informações nos cadastros ou incoerências no cruzamento de dados foram selecionados pelo Ministério da Previdência Social para esta etapa do censo.

As convocações começaram em 1.º de outubro. Ao sacar o benefício, os segurados foram avisados, na tela de auto-atendimento ou no extrato em papel, se deveriam prestar mais informações ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de hoje os bancos começam a receber as atualizações de dados nas datas definidas nos avisos, uma vez que o censo está sendo feito de forma personalizada. O segurado convocado tem até dezembro para ir ao banco prestar informações, levando o CPF e um documento de identidade. A Previdência sugere ainda que sejam levados comprovante de endereço, título de eleitor e número de inscrição no PIS–Pasep.

Quem tiver sido convocado e não atualizar as informações em novembro vai receber ainda dois avisos pela rede bancária. Se, mesmo assim, não comparecer, receberá uma carta com aviso de recebimento (AR), a partir de dezembro. A partir de janeiro, será convocado por edital e só poderá fazer a atualização em agências do INSS. Quem não fizer o recadastramento depois dos cinco avisos, terá o benefício cortado (ver quadro).

Para evitar filas

Para não repetir os constrangimentos do último censo, em 2003, quando aposentados de mais de 90 anos tiveram que enfrentar filas gigantescas nos postos do INSS, o Ministério da Previdência estabeleceu uma parceria com a rede bancária. "Com isso nós esperamos distribuir a demanda pelo conjunto das agências ao longo de um período relativamente grande, assim a rede bancária pode prestar um bom serviço e evitar os desconfortos", declarou o Ministro Nelson Machado. No Paraná, a expectativa é de que tudo corra bem. Segundo a Regional Sul do INSS, não deve haver aumento significativo nas filas nas agências da previdência no estado.

O segurado que não puder comparecer à agência bancária por dificuldade de locomoção poderá ter os dados atualizados por um procurador, administrador provisório ou representante legal. No entanto, o representante deve estar habilitado pelo INSS. A habilitação é feita na agência responsável pela administração do benefício.

Os objetivos do censo previdenciário, segundo o ministro Nelson Machado, são melhorar o atendimento aos beneficiários e combater fraudes e desperdícios. Caso sejam detectadas irregularidades em apenas 1% dos benefícios, a economia aos cofres da Previdência será de R$ 130 milhões. O custo do censo é de R$ 18,75 milhões (R$ 7,5 por cadastro). Além disso, o ministério da Previdência pretende identificar onde estão os segurados. Hoje, das cartas enviadas aos beneficiários, de 30 a 35% são devolvidas.

Mais informações – A lista dos convocados e outras informações sobre o censo estão disponíveis na página da Previdência na internet. www.previdencia.gov.br, ou pelo Prevfone (0800 780191)

Fonte: Ministério da Previdência Social

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