• Carregando...

Em alta

Marina Silva

A candidata conseguiu oficializar seu nome como cabeça de chapa do PSB, apesar das divergências internas no partido.

Em baixa

Roberto Acioli e José Baka Filho

Os dois tiveram suas candidaturas a deputado vetadas pela Justiça Eleitoral. Ainda cabe recurso das decisões.

Pinga-fogo

"O olho do dono engorda o boi. O olho da presidenta... se tiver alguma coisa errada, eu vou ver."

Dilma Rousseff, presidente, justificando que suas visitas a obras não fazem parte da campanha, mas são fiscalizações do trabalho do governo.

Os deputados estaduais continuam votando apenas temas irrelevantes para poderem ficar liberados para a campanha política em suas cidades. É o famoso recesso branco: quem não comparece, caso não consiga uma justificativa, apenas perde 1/30 do salário, mas não deixa de votar em nada que tenha importância para o mandato. Nesta segunda-feira, por exemplo, a pauta inclui oito declarações de utilidade pública e três inclusões de eventos no calendário oficial do estado: a festa da paleta tropeira, a expedição ecológica do Rio Piquiri e a missa por um Natal solidário. Fora isso, deve ser aprovada a prestação de contas do mês dos senhores deputados. Por último, um veto do governador ao projeto da LDO.

Eleição, não. Cargo, talvez

Eduardo Sciarra (PSD) diz que desistiu de vez de disputar eleições. Deputado federal, ele diz que escolheu Evandro Roman (PSD) para apoiar nesta eleição. Mas Sciarra, atualmente coordenador da campanha de Beto Richa (PSDB) para o governo, não descarta uma possível secretaria caso seu candidato seja eleito. "Não há discussão sobre isso no momento", diz. Mas não nega a possibilidade. Sciarra é cotado para exercer a chefia da Casa Civil.

De verdade

Depois de terem revelada sua estratégia de divulgar fotos de bancos de imagens como se fossem seus eleitores. Beto Richa e Gleisi Hoffmann passaram a divulgar fotos de eleitores reais, na rua, fazendo questão de dar nome, sobrenome e profissão de cada um.

Folclore eleitoral

Seja hominho

Na campanha de 1988, três candidatos abriram mão da disputa pela prefeitura de Curitiba para que Jaime Lerner assumisse no lugar deles. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal, No dia da decisão, o advogado da coligação não chegou a tempo no Tribunal. Rafael Greca conta que recebeu uma ligação do hoje poderoso Giovani Gionédis, que na época era um jovem advogado e tinha ido até lá apenas para acompanhar o caso. Gionédis disse não saber o que fazer, e ouviu de Greca o seguinte: "Você não é advogado? Pois seja hominho, ponha essa toga, entre lá e defenda o Jaime!"

Sem doações

Tulio Bandeira, candidato ao governo do Paraná pelo PTC, diz que não aceitará nenhuma doação de empresa para sua campanha. Nem mesmo de pessoa física. Pretende gastar até R$ 1 milhão daqui até outubro, mas garante que sairá tudo do próprio bolso. Bandeira é dono de cinco escritórios de advocacia e de uma rádio em Foz do Iguaçu. Ex-assessor parlamentar de Ademar Traiano (PSDB), Bandeira também nega qualquer relação atual com o líder de Beto Richa (PSDB) na Assembleia Legislativa.

Colaborou: Rogerio Waldrigues Galindo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]