• Carregando...

Sem alcançar o número de assinaturas exigido pela lei para a criação de um partido, a Rede Sustentabilidade lançou ontem uma campanha na internet para mostrar que tem apoio popular. O grupo da ex-senadora Marina Silva pede que as pessoas publiquem um vídeo no You Tube, com a hashtag #EuAssinei, falando nome, Estado onde mora e afirmando que assinou a ficha de criação da Rede.

A Rede publicou um vídeo com o ator Marcos Palmeira. "Meu nome é Marcos Palmeira, eu sou do Rio de Janeiro, e sou um dos 900 mil brasileiros que apoiaram a criação da Rede. Nós queremos a Rede participando da política brasileira em 2014", diz o ator na gravação de dez segundos.

Para poder participar das eleições do ano que vem, o pedido de registro do novo partido deve ser julgado até o dia 5 de outubro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até agora, porém, o grupo não apresentou o número de fichas de apoio exigido por lei. São necessárias no mínimo 492 mil assinaturas de eleitores. No último levantamento da Rede, os cartórios eleitorais haviam reconhecido cerca de 450 mil assinaturas. Para completar o número necessário, a Rede pede que o TSE considere 95 mil assinaturas que foram rejeitadas sem justificativa.

Em depoimento na internet, a cantora Adriana Calcanhotto conta que teve a assinatura invalidada pelo cartório por não ter votado nas eleições de 2012. "Sou uma das 95 mil pessoas que tiverem o seu direito de voz na democracia negado por um motivo processual", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]