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As obras de recuperação da pista principal do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, vão alterar alguns vôos. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizou a transferência de 51 vôos para o Aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo, sendo 10 da empresa Gol e 41 da TAM.

Segundo a Anac, o passageiro deve ser informado das mudanças pelas empresas aéreas ou pode consultar a tabela com vôos ativos de cada companhia durante as obras.

O horário de operação das aeronaves também vai mudar em Congonhas. De segunda a sexta-feira, o aeroporto funcionará das 5h30 à 0h, aos sábados das 6h às 23h e aos domingos das 7h à 0h. Em horários de pico serão 33 movimentos por hora (pouso e decolagem), nos horários onde o movimento do aeroporto é menor serão 28 movimentos/hora. A previsão da Infraero é que as obras comecem no dia 14.

Pista auxiliar

Após uma vistoria, fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberaram no começo da noite de terça-feira (8) para operação a pista auxiliar de Congonhas, que estava fechada para reparos desde 27 de fevereiro.

O terminal mais movimentado do país se prepara agora para as reformas na pista principal, que receberá asfalto, iluminação e sistema de drenagem novos. A previsão é de que as obras terminem em 27 de junho. Durante este período, pousos e decolagens só serão realizados na pista auxiliar.

De acordo com o superintendente regional Sudeste da Infraero, Edgard Brandão Júnior, o objetivo é melhorar o sistema de drenagem. Desde dezembro do ano passado, quando chove forte na cidade, medições são feitas na pista. Se a lâmina de água no asfalto chegar a 3 mm, ela tem de ser fechada.

"Acho que depois da obra essas medições perderão o sentido. Vamos melhorar também o sistema de taxeamento aéreo", contou Brandão. O custo da obra é estimado em R$ 17 milhões.

Desvios

Com 1.436 m, a pista auxiliar é 503 m menor do que a principal, que mede 1.939 m. Por esta razão, não tem a mesma capacidade de operação. Para minimizar os impactos com a obra, a Infraero pretende desviar alguns vôos para os aeroportos de Guarulhos, na Grande São Paulo, e Viracopos, em Campinas (a 95 km da capital).

"Com as duas pistas funcionando, tivemos uma média de 633 movimentos (pousos e decolagens) por dia. Só com a principal funcionando, reduzimos esse percentual em 15% e, com a nova obra, vamos reduzir ainda mais o movimento".

Orçada em R$ 13 milhões, a reforma na pista auxiliar terminou 20 dias antes do esperado – a previsão era de 90 dias. Foram trocadas a iluminação e o pavimento superficial. A largura foi aumentada de 45 m para 54 m.

Após 30 dias, tempo em que o asfalto começa a se estabilizar, será feito o grooving, que são as ranhuras da pista. Além de aumentar o atrito com o pneu da aeronave, auxiliam na drenagem. O trabalho, disse Brandão, acontecerá na parte da noite para não prejudicar as operações no aeroporto, já saturado.

Brandão defende que Congonhas deixe de concentrar tantos vôos. "Congonhas está próximo de seu limite máximo. Penso que deveríamos otimizar melhor a capacidade Guarulhos e Viracopos em vez de construir um outro aeroporto na região metropolitana".

Segundo ele, em 2001, o aeroporto transportou 11 milhões de passageiros. Em 2006, esse número saltou para 18,5 milhões.

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