• Carregando...

Defensor da proposta de unificação do calendário eleitoral no país, o deputado Sandro Mabel (PR-GO) diz que não há clima para votar a PEC que permitiria um terceiro mandato para o presidente da República.

A proposta defendida por Mabel é juntar quatro projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional que modificam as datas de eleições, apresentando uma Proposta de Emenda à Constituição à Reforma Política. Com a discussão do tereceiro mandato, a proposta de Mabel foi entendida como uma tentativa de dar mais dois anos de mandato para o presidente Lula.

O deputado nega querer o aumento do mandato do presidente. "O que eu defendo é que haja um referendo popular para decidir quando começará a haver a coincidência de eleições. Não é produtivo que se realizem eleições a cada dois anos. Cada eleição custa R$ 10 bilhões. Essa coincidência poderia iniciar em 2012, com mandatos atuais que durariam até lá. Ou 2014, com prefeitos que foram eleitos em 2008 e teriam mais dois anos de mandato para coincidir em 2014, ou ainda 2016. O problema não é a data, mas quanto mais rápido se fizer a unificação das eleições, melhor para o país", diz.

No ritmo do forró

A ministra Dilma Rousseff fez sua estreia no forró no sábado à noite, tendo como par o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, ao som do pandeiro, triângulo e zabumba, instrumentos que caracterizam o autêntico forró pé-de-serra. "Dancei bem dançado", contou ela.

A Copa é nossa

Deputados estaduais não vão querer ficar de fora dos preparativos da Copa do Mundo, depois da definição de Curitiba como uma das sedes do evento. A mesa-executiva da Assembleia Legislativa deve discutir hoje a criação de uma comissão para acompanhar os preparativos.

Unesco 1

O Brasil não terá candidato à direção-geral da Unesco. Ontem, último dia do prazo para registro de candidaturas, o engenheiro brasileiro Márcio Barbosa, atual diretor-geral adjunto da entidade, confirmou não ter inscrito sua chapa. Segundo Barbosa, haveria condições jurídicas para que o registro tardio fosse realizado, mas ele condicionou essa iniciativa ao apoio do governo brasileiro.

Unesco 2

Em maio, o Ministério das Relações Exteriores anunciou o apoio ao ministro da Cultura do Egito Farouk Hosni. A lista definitiva dos candidatos só será divulgada pela Unesco em 15 dias. A primeira etapa da eleição está prevista para 18 de setembro, em Paris.

Orgânicos

O ministério da Agricultura anunciou a criação de um cadastro nacional de produtores orgânicos. O objetivo é criar um banco de dados para elaborar, pela primeira vez, uma estatística oficial sobre o setor de orgânicos no Brasil e saber quantos são e qual a real produção brasileira sem o uso de agrotóxicos em frutas, legumes, hortaliças, leite, carnes, mel de abelha, produtos cosméticos e de limpeza.

Lula online

Nos próximos meses, a Presidência da República deve aderir às novas mídias digitais para digulgar as ações do Poder Executivo.

Em breve, Lula deve inaugurar um blog, um canal no YouTube e vai aderir ao Twitter.

Divórcio

A votação da Proposta de Emenda à Constituição 460, de 2009, que acaba com a exigência de prazo de separação de casal para efetivar o divórcio, deverá ser votada em segundo turno pela Câmara dos Deputados nesta semana. Se aprovada, a PEC segue para apreciação do Senado.

No Senado

Os ex-diretores do Senado Agaciel Maia e João Carlos Zoghbi vão ser ouvidos nesta semana por integrantes da Mesa Diretora da Casa. Suspeitos de integrar um esquema de desvios de recursos da instituição, Zoghbi e Agaciel vão prestar depoimentos separados aos integrantes da Mesa dispostos a ouvir os dois funcionários.

Pinga-fogo

"Não concordo com a opinião da maioria dos votantes em nossa enquete, mas respeito. A democracia tem que ser vivida mesmo quando nos contraria."

Do senador tucano Alvaro Dias, ao tentar desfazer o constrangimento que o resultado de uma pesquisa no blog do parlamentar causou. Alvaro colocou na sua página uma enquete na qual perguntava aos eleitores "Quem foi o melhor presidente para o Brasil?". O resultado: Lula venceu com 66%, contra 34% de FHC.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]