Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Senado

Reforma política pode acabar com reeleição no país

Proposta é defendida pelo ex-presidente Itamar Franco, integrante da comissão criada por Sarney

Sarney abraça Itamar, que fará parte da comissão especial que vai elaborar a proposta de reforma política: mineiro é contra o voto exclusivo em partidos | Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Sarney abraça Itamar, que fará parte da comissão especial que vai elaborar a proposta de reforma política: mineiro é contra o voto exclusivo em partidos (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr)

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), formalizou ontem a criação da comissão especial que vai elaborar a proposta de reforma política. O fim da reeleição do presidente, governadores e prefeitos e a ampliação do prazo dos mandatos de quatro para cinco anos vão ser discutidas pela comissão. As propostas são defendidas pelo ex-presidente da República e hoje senador Itamar Franco (PPS-MG), integrante do grupo. Ao considerar "incompatível" para um membro do Executivo dis­­putar um cargo como candidato enquanto está no poder, Itamar disse que a possibilidade de reelei­­ção reforça os casos de corrupção no país. "Pode ter mandato de cinco anos, tudo bem. Mas quebrar a tradição constitucional brasileira? É uma linha invisível entre estar no cargo e na campanha. Leva o país à corrupção", afirmou.

Itamar disse que também pretende sugerir a possibilidade de "candidaturas avulsas". A proposta do senador é permitir que um político possa lança-se candidato mesmo sem estar filiado a nenhum partido. O mineiro antecipou que na comissão vai se opor à ideia de adotar listas fechadas nas eleições proporcionais, por meio das quais o eleitor vota apenas no partido e não em candidatos. Itamar considera que o mecanismo dá muito poder aos caciques dos partidos. "Vivemos uma ditadura de partidos. (...) Os partidos são dominados por cúpulas", afirmou.

A reforma política tramita há mais de dez anos no Congresso, sem avanços. Sarney escalou senadores mais experientes para integrar o grupo, na expectativa que em 45 dias o projeto esteja elaborado. "Escolhi experts para que essa comissão possa funcionar rapidamente", afirmou.

Além de Itamar, Sarney es­­calou outros 11 senadores para integrar a comissão, entre eles Fernando Collor de Mello (PTB-AL), Aécio Neves (PSDB-MG), Demóstenes Torres (DEM-GO), Roberto Requião (PMDB-PR) e Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC). O senador Francisco Dor­nelles (PP-RJ) foi designado presidente da comissão pelo peemedebista.

* * * * *

Interatividade

A reeleição deve acabar? Por quê? E qual seria o período ideal de um mandato?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.