• Carregando...

"Vamos sair do plenário, bater perna, fiscalizar obras no local onde o governo anuncia que está construindo. Acho que vamos encontrar muito campo de capim onde deveria haver hospital."

Valdir Rossoni (PSDB), deputado estadual, prometendo uma oposição mais forte na próxima legislatura.

Reinício – "Começamos do zero. É como diz aquele programa da Globo, o Sob Nova Direção." A frase é do deputado estadual Nélson Justus (PFL), que será eleito hoje presidente da Assembléia Legislativa. Justus promete que a marca de sua nova gestão na Assembléia será o diálogo. A primeira medida, segundo ele, será a tomada de decisões em conjunto com toda Mesa Executiva. "Não estou aqui para fazer o que quero. Todos vão ter o direito de opinar", afirmou. Por outro lado, evitou críticas à atual gestão. "É o tipo de atitude que todo mundo sabe que não combina comigo."

Posse – O desembargador Telmo Cherem assume hoje o cargo de presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, no lugar de Clotário Portugal Neto. O desembargador Ângelo Zattar toma posse como vice-presidente e corregedor do TRE.

Confirmado – O novo presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Rafael Greca (PMDB), toma posse hoje. A solenidade será realizada na sede da Cohapar, a partir das 11 horas.

Claque – O prefeito Beto Richa (PSDB) mediu ontem a popularidade do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) durante solenidade de ordem de serviço de uma escola no Abranches. O momento do discurso em que foi mais aplaudido foi quanto disse que estava indo para Brasília ajudar na eleição de Fruet. Hoje, Richa assiste à posse em Brasília e participa das articulações em busca de votos para o deputado.

Azar – A maldição do segundo andar da Assembléia Legislativa se repetiu nessa eleição. Dos deputados da ala, apenas Geraldo Cartário (PMDB) se reelegeu. Vanderlei Iensen (PMDB), Padre Paulo Campos (PT), José Domingos Scarpellini (PSB) e Natálio Stica (PT) não tiveram a mesma sorte. Na eleição retrasada, quando os vizinhos de andar eram Tony Garcia, Luiz Carlos Alborghetti e Basílio Zanusso, Cartário também foi o único que sobrou.

Novatos – O aviso sobre o mau agouro do segundo andar já foi dado aos novos deputados que estão tomando assento nos gabinetes. O futuro líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que vai ocupar o gabinete de Iensen, já foi alertado sobre a lenda.

Herança – O deputado não-reeleito Mário Sérgio Bradock (PMDB) retirou ontem o cartaz que manteve afixado na porta de seu gabinete após as eleições com a frase: "Área minada. Não invadam". Era um recado direto aos eleitos vorazes atrás de salas. Bradock ficou até o último dia usando seu gabinete. A direção da Casa nem conseguiu pintar as paredes camufladas, decoração ímpar que imita as roupas do deputado, que vão ficar de herança para o novo ocupante do gabinete.

Bomba – O gabinete de Mário Sérgio Bradock (PMDB) sobrou para Mohamed Ali Hanze (PMDB), o prefeito Mamede, que não gostou nem um pouco do sorteio. Mamede culpa o atual primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, Nereu Moura (PMDB), responsável pelo sorteio dos gabinetes. Agora, Mamede que é conhecido como o "homem bomba da AL", devido a seu estilo polêmico, promete jogar a bomba para Nereu.

Mudança – O recém-eleito deputado federal Ratinho Júnior deve assumir nos próximos dias a presidência do PSC (Partido Social Cristão) no Paraná. O parlamentar pediu nesta semana desfiliação do PPS e cogitava a idéia de retornar ao PSB. O PSC, entretanto, já dá como certa a filiação de Ratinho Júnior.

Tubarão – Por telefone, Ratinho Júnior foi mais comedido e disse que ainda conversa com o PSB, mas deve mesmo assumir a presidência do PSC. "Ainda estou conversando com o PSB, mas estou mais para o PSC. Até porque é melhor ser cabeça de lambari do que rabo de tubarão", brincou o parlamentar.

Pinga-fogo

Ninguém pode acusar o deputado José Domingos Scarpellini (PSB) de não exercer plenamente o seu mandato ••• Ele só terminou a agenda parlamentar à meia-noite de ontem, depois de uma reunião com moradores de Porto Amazonas ••• Pela manhã participou, como presidente da Comissão de Direitos Humanos, de uma audiência no plenarinho da Assembléia ••• Aproveitou ao máximo o último dia de mandato e foi o último não-reeleito a desocupar o gabinete ••• Prefeitos do interior do Paraná, que só vêm a Curitiba uma vez por semana para despachar com o governo, estão sentindo a falta do chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro ••• Sempre que os chefes municipais o procuram no Palácio Iguaçu, recebem a resposta de que Iatauro está na Granja Cangüiri com o governador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]