• Carregando...

A Venezuela terá um escritório de representação do país em Curitiba. O escritório vai contar com uma secretária brasileira e outra venezuelana. Para a vinda do presidente venezuelano Hugo Chávez nesta semana à capital paranaense, o governo do Paraná preparou cerca de 30 planos de ação que deverão ser assinados com aquele país nesta semana. No setor público estão previstos planos de trabalho conjunto nas áreas de saneamento, meio ambiente, agricultura, infra-estrutura, comércio exterior e educação.

Velhos amigos – Enquanto o diretório estadual do PFL afirma aos quatro cantos que não sobe de jeito nenhum no mesmo palanque que o PMDB, tem gente que insiste que a aliança é possível. O vereador Reinhold Stephanes Jr. (PMDB) é um dos defensores da parceria. "Na Assembléia, a maioria da bancada do PMDB já foi do PFL", lembra o vereador, que também já fez parte da outra ala. "O Requião não gosta que eu diga isso, mas existe uma possibilidade de se trabalhar junto sim."

Nem pensar – Já o ex-prefeito Cassio Taniguchi (PFL), pré-candidato a deputado federal, nem cogita a hipótese de uma união com o PMDB. "No Paraná não há como se fazer essa junção", diz. "O PFL estadual não quer saber do partido do governador Requião no mesmo palanque." A posição do partido nas eleições será tema de uma reunião hoje da bancada do partido no estado com o presidente nacional, Jorge Bornhausen.

Impacto – Cassio Taniguchi é um dos críticos do projeto de criação do salário mínimo estadual. "Esse reajuste não é uma fator isolado, pois terá um reflexo em cadeia, incidindo sobre os custos das empresas e atingindo os preços para o consumidor final." Para o pefelista, a capacitação profissional é uma medida mais eficiente para aumentar a renda do trabalhador.

Aposentadoria – A direção do PMDB-PR respondeu à Gazeta do Povo sobre o bloqueio feito pelo INSS da aposentadoria de Roberto Requião, explicando que o governador contribuiu por 40 anos para a Previdência Social. A reportagem da Gazeta do Povo, publicada no sábado, explicou que o governador poderia ter obtido a aposentadoria se tivesse contribuído ao INSS por pelo menos 35 anos, de forma totalmente normal e legal. O governador, que recebe R$ 1,2 mil de aposentadoria, não obedeceu o prazo de recadastramento imposto pelo instituto e teve seu benefício suspenso. Ele tem até o fim do mês para atualizar seus dados, caso queira continuar recebendo.

Mudança – O reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, será reconduzido ao cargo na próxima semana, em Brasília. Mas apesar de continuar no comando da universidade, a administração passará por mudanças. O reitor trocará todos os atuais pró-reitores que o acompanharam nos últimos quatro anos.

Corrente – O empresário Rodrigo Rocha Loures, presidente do Instituto Paraná Desenvolvimento, criou uma corrente com seus amigos, encaminhando uma carta mostrando indignação com o quadro político, impunidade e cassações de mandato que não ocorreram. Nessa carta, sugeriu que as pessoas encaminhassem para outras e para os deputados manifestando descontentamento com a conduta da Câmara Federal. Foram registradas 28 mil correspondências, cartas de protesto a partir da iniciada por ele.

Saúde –Na quarta-feira, os secretários Forte Netto (Desenvolvimento Urbano) e Cláudio Xavier (Saúde) reúnem os 60 prefeitos dos municípios que vão receber os Centros de Saúde para Atenção Integral à Mulher e à Criança. Os centros fazem parte do Pacto Estadual pela Vida, lançado pelo governador Roberto Requião e pela presidente da Pastoral da Criança, Zilda Arns. A reunião será feita no auditório da Sedu.

***

Pinga-fogo

* O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, vai apresentar argumentos contra a adoção do salário mínimo regional, hoje, na Assembléia Legislativa.

* O pronunciamento deve desagradar ao governador, até então muito próximo de Loures.

* O problema da falta de doadores de sangue vai acabar logo se depender dos vereadores curitibanos.

* Há duas semanas o vereador Manassés Oliveira (PPS) organizou um evento no qual apareceram 4 mil doadores.

* Agora, o vereador Aladim Luciano (PV) está também organizando uma campanha.

* Será no dia 26 de abril, na Câmara Municipal.

* "O presidente da casa legislativa, João Cláudio Derosso (PSDB), e o prefeito Beto Richa serão os primeiros doadores", garante Aladim.

* Duas chapas vão disputar a direção do Conselho Regional de Odontologia, nas eleições marcadas para 13 de maio.

* A disputa promete ser acirrada, já que a entidade não tem bate-chapa há 20 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]