• Carregando...

O deputado paranaense Osmar Serraglio (PMDB), relator da CPI dos Correios, afirma que o relatório final não terá surpresas. "Não é de provocação, mas de apresentação de fatos e de responsabilização daqueles que eventualmente estejam envolvidos neste episódio", antecipou. A intenção é apresentar o texto no fim de fevereiro.

Indiciamentos – De acordo com Serraglio, o relatório final vai pedir o indiciamento de mais de cem pessoas. Entre os mais conhecidos estão o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o publicitário Duda Mendonça, por crimes como sonegação fiscal, evasão de divisas, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.

Pela presidência – Uma batalha de bastidores em 2006 será a da sucessão de Hermas Brandão (PSDB) na presidência da Assembléia Legislativa, em 2007. O atual presidente já se declarou como pré-candidato ao Senado e que não vai concorrer a um novo mandato de deputado estadual. Dois nomes já se apresentaram: Caíto Quintana e Nereu Moura, ambos do PMDB.

Desempenho – O favoritismo de um dos dois para ser o novo presidente da Assembléia vai depender do desempenho eleitoral em 2006. Caíto, atualmente chefe da Casa Civil, tem o apoio do governo, enquanto Nereu Moura conta com os colegas da bancada peemedebista. O PMDB calcula que vai ficar com 20 das 54 cadeiras da Assembléia Legislativa.

Engarrafamento – Com a grande concorrência interna no PMDB, alguns deputados não deram trégua nem durante as festas. Um deles, Mauro Moraes, percorreu Colombo, batendo de casa em casa e pedindo votos. Os cálculos são de que para se eleger pela legenda será necessário superar a casa dos 50 mil votos.

Caridade – O deputado federal Alex Canziani (PTB) vai doar o primeiro salário da sessão extraordinária da Câmara Federal para o Hospital de Câncer de Londrina. A entrega do cheque vai ser na segunda-feira. Quando receber a segunda parcela, Canziani pretende entregar para outra instituição.

Distância – O período eleitoral começou para o presidente do diretório municipal do PFL, vereador Fábio Camargo. Ele colocou no litoral e em Curitiba 50 outdoors com os frases: "Ou o pedágio abaixa ou acaba", "Chega de mentiras na política" e "Entre de cara nova em 2006".

União – O vereador Fábio Camargo (PFL) tem um projeto de lei tramitando na Câmara de Curitiba que acaba com a reserva de mercado para os postos de gasolina. Atualmente, a prefeitura só dá novos alvarás quando a distância é de mil metros. Fábio quer diminuir para 250 metros. Nely Almeida (PSDB) declarou apoio ao projeto e prega a mesma legislação aplicada nos Estados Unidos – sem distância mínima entre os concorrentes.

Cheiro no chefe – Vários secretários municipais migraram para Santa Catarina. O destino preferido do primeiro escalão é para não perder contato com o prefeito Beto Richa, que tradicionalmente passa o ano-novo no Balneário de Porto Belo.

Pé no mangue – O vereador João Cláudio Derosso (PSDB) é um dos poucos políticos paranaenses que ainda freqüentam o litoral do estado e que ainda acreditam na recuperação do potencial turístico da região. Para mostrar as principais bandeiras durante as eleições de outubro, Derosso está se reunido com diversas lideranças na casa que tem em Praia de Leste.

Sem confronto – O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB) continua afirmando que o senador Alvaro Dias não irá disputar o governo de estado caso o irmão Osmar Dias (PDT) se candidate ao governo do estado em 2006. Alvaro continua quieto, mas de posse de pesquisas de opinião alimenta o desejo de ir às urnas.

Sonho meu – A afirmação de Rossoni pode abrir caminho para outros tucanos disputarem o primeiro turno da eleição estadual no caso de Alvaro preferir o Senado. Os nomes dos deputados federais Gustavo Fruet e Affonso Camargo, do deputado estadual Hermas Brandão, do vereador João Cláudio Derosso e do próprio Rossoni são os mais lembrados.

* * * * * *

Pinga-fogo

* A Caranguejada tradicional do vereador Fábio Camargo (PFL), realizada em fevereiro, vai ser transferida de Porto Belo para Caiobá.

* A intenção da troca é para reunir um maior número de políticos para discutir a sucessão estadual.

* O PTB está estudando as chances do partido nas eleições de 2006.

* Segundo Alex Canziani, com a manutenção da verticalização, o partido não deve apoiar nenhuma candidatura à presidência.

* Para o governo estadual, o PTB deve apoiar um candidato, sem fazer aliança.

* A decisão vai ser lavrada em junho, durante a convenção.

* O PDT vem reivindicando a presidência de uma das comissões importantes da Câmara de Curitiba para o vereador Roberto Hinça.

* O partido vem namorando a Comissão de Economia, hoje presidida pelo vereador Luís Ernesto.

* Mas se depender dos integrantes do PSDB, que tem sete parlamentares, não sobrarão as presidências das Comissões de Economia e Legislação e Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]