• Carregando...

O governador Roberto Requião (PMDB) viaja amanhã para Florianópolis e deve se apresentar ao partido, pela primeira vez, como pré-candidato à Presidência da República. Ele se encontra com outros seis governadores eleitos pelo PMDB no resort Costão do Santinho. Na pauta estão o apoio do PMDB nos estados ao governo Lula (PT) e a indicação de nomes para cargos em Brasília. Segundo fontes ligadas ao governo, porém, Requião aproveita a viagem para começar a articular a indicação de seu nome como presidenciável em 2010.

"Haverá a discussão sobre a indicação de nomes do partido para o governo Lula e o real apoio aos programas federais. Mas podemos sim considerar que o Requião comece a fazer sua pré-campanha para presidente", disse o líder do governo na Assembléia Legislativa e presidente estadual do PMDB, Dobrandino da Silva. Segundo ele, já existe uma percepção de que Requião é um nome forte e muito bem aceito dentro e fora do partido. "Ele é um líder do grupo dos peemedebistas."

Dobrandino revelou ainda que Requião tem recebido, inclusive, o incentivo do próprio Lula para tentar ser seu sucessor. "Notamos que daqui para frente surge uma grande e forte articulação no país para que isso ocorra. E será muito bom para todo o Paraná", afirmou o deputado.

Na visita que fez ao presidente Lula neste mês, Requião aproveitou a estada em Brasília para se encontrar com líderes peemedebistas e discursar em prol de um fortalecimento do partido nacionalmente. Ele sustenta sua alegação no fato de que o PMDB tem força no país inteiro.

Apoio

O principal tema da reunião de amanhã, porém, será a relação do PMDB com o governo Lula. Requião, Paulo Hartung (governador reeleito do Espírito Santo) e Sérgio Cabral (eleito no Rio de Janeiro) são os principais defensores do apoio ao presidente. O governador do Paraná, como antigo e fiel aliado do petista, estaria, inclusive, tentando convencer seus partidários de que ele receberia o apoio de Lula em 2010, tendo um possível vice do PT. Para isso, usa como argumento o fato de o PMDB ter o maior número de prefeitos no país e de ter elegido a maior bancada na Câmara Federal.

O anfitrião do encontro em Florianópolis será Luiz Henrique da Silveira, governador reeleito de Santa Catarina. O presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), também deve participar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]