• Carregando...

O cenário para as eleições de outubro no Paraná estará completamente desenhado nesta semana. Na quarta-feira, vence o prazo para o registro das candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Até lá, duas situações envolvendo coligações devem ser definidas.

A solução mais complexa é a que envolve o nome do candidato a vice na chapa do governador Roberto Requião (PMDB). O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), reafirmou ontem sua confiança de que conseguirá derrubar a decisão do presidente nacional do partido, Tasso Jereissati, que vetou a coligação estadual entre os tucanos e o PMDB.

Por cinco votos de diferença, a convenção estadual, realizada na última quinta-feira, definiu o apoio à reeleição de Requião, com Hermas como vice e o senador Alvaro Dias (PSDB) candidato à reeleição. Caso a aliança não seja possível, lideranças do PMDB já sinalizam com uma chapa puro-sangue. Nela, o vice seria o atual ocupante do cargo, Orlando Pessuti, e o candidato ao Senado, o ex-governador Paulo Pimentel.

Hermas está reavaliando sua decisão de recorrer à Justiça para garantir a escolha dos convencionais paranaenses. Ontem, ele disse acreditar que o recurso possa ser desnecessário. "A interpretação de meus advogados é de que a direção nacional [do PSDB] só poderia invalidar a coligação antes da convenção. O TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e o Supremo [Tribunal Federal] já deram mais de 20 decisões neste sentido", afirmou Hermas.

A outra decisão necessária é sobre o nome do candidato a vice-governador na chapa encabeçada por Osmar Dias (PDT). O nome sairá do amplo espectro de oito partidos que compõem a aliança com o PDT – PTB, PP, PSB, PTC, Prona, PMN, PTN e PT do B. Representantes de todas essas legendas dizem que o vice será uma escolha pessoal de Osmar. O senador, muito criticado pela demora em definir-se candidato, ainda não decidiu.

Segundo o presidente em exercício do diretório estadual do PDT, o deputado estadual Augustinho Zucchi, o nome será anunciado hoje. Ele não quis adiantar quais são os integrantes da lista sob avaliação de Osmar. A coligação não terá candidato ao Senado. Vai apoiar a reeleição de Alvaro Dias, irmão de Osmar.

Ao todo, oito candidatos disputarão a eleição para o governo do Paraná. Além de Requião e Osmar Dias, pleiteiam o cargo Flávio Arns (PT, PL, PC do B e PRB), Rubens Bueno (PPS e PFL), Melo Viana (PV), Luiz Felipe Bergmann (PSol, PSTU e PCB), Luiz Adão Marques (PSDC) e Ana Lúcia Pires (PRTB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]