• Carregando...
Confira o roteiro da viagem do governador Requião |
Confira o roteiro da viagem do governador Requião| Foto:

O governador Roberto Requião (PMDB) viaja no sábado para a cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um dos destinos mais luxuosos do mundo. Num país onde a diária de um hotel pode chegar a 10 mil dólares, o valor estimado da viagem não foi divulgado pelo governo.

A viagem oficial também fará uma escala no Japão, onde Requião participa de um evento do centenário da imigração japonesa. O governador viajará acompanhado pela esposa, Maristela, pelos secretários especiais Luís Mussi e Benedito Pires Trindade e pelo deputado estadual Alexandre Curi (veja roteiro nesta página).

Apesar de o custo total da viagem não ter sido divulgado, cada secretário de estado terá direito a 351 dólares por dia – cerca de R$ 835 – para pagamento de hospedagem, alimentação e táxi. No caso do governador, a diária sobe para 400 dólares (R$ 950). A comitiva deve ficar num hotel que se encaixe no orçamento destinado à viagem, segundo a assessoria do governo.

Agentes de viagem consultados pela reportagem calculam que o custo diário de uma estada em Dubai varie de 400 a 500 dólares e estimam que, pelo valor divulgado, as acomodações da comitiva não serão luxuosas. O secretário especial Luís Mussi diz que está se preparando para pôr a mão no bolso. Mussi explica que o governo fornece um valor fixo de diária e, se o preço da hospedagem em Dubai for superior, a diferença é paga pelo funcionário.

O secretário não sabe o valor da diária do hotel em que ficarão hospedados, mas estima que terá de pagar dois terços do valor. "Se eu quiser ficar no hotel bonito, quem paga sou eu. O estado não tem nada a ver com isso", afirma Mussi. "A regra do governador não admite fazer trem da alegria lá."

Em Dubai, a comitiva irá se reunir com empresários exportadores brasileiros e fará uma visita à sede do grupo Al Habtoor, que atua nos setores de hotelaria, imobiliário, automotivo, publicações, seguros e educação. O governo diz que a estada em Dubai é para aproveitar a escala do vôo, antes de partir para o Japão.

Repercussão

O líder do governo na Assembléia Legislativa, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), não quis comentar a viagem e disse não ter sido informado pelo governo da agenda no exterior. Romanelli sempre foi um dos deputados que mais combateu as viagens do ex-governador Jaime Lerner para fora do país.

Questionado sobre a finalidade da viagem, outro aliado do governador, o presidente estadual do PMDB, Waldyr Pugliesi, também foi vago. "Na avaliação do governo há necessidade da viagem", disse. A oposição ao governo na Assembléia não questionou nenhuma vez a viagem do governador nem procurou detalhes sobre a programação da comitiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]