• Carregando...

Os primeiros corpos resgatados do pico da Pedra Bonita, onde caiu o avião da empresa Team, no fim da tarde desta sexta-feira, já estão no Instituto Médico-Legal do Rio de Janeiro. Várias equipes de peritos estão no IML para agilizar o reconhecimento das vítimas. O acidente aconteceu no fim da tarde de sexta-feira, mas equipes de resgate só localizaram o avião por volta das 3h30m da madrugada.

Entre as vítimas estão quatro funcionários da Petrobras. São eles: Milton Souza, geólogo; Marcio Pereira, engenheiro de petróleo; Leila Abreu, engenheira de petróleo e consultora técnica; e Marcelo Oliveira, gerente de petróleo da unidade Espírito Santo. Outras cinco vítimas - Marco Galasso, Thais Santos, Ribamar Cassemiro, Jorge Costa, Antunes Bartolomeu - trabalhavam para uma empresa que presta serviços para a estatal.

A bordo do bimotor estavam ainda Michael Peter Hutten, que comandava a aeronave e tinha como co-piloto Albaruz Jaime Eloir. Os outros passageiros são Henrique Carvalho, Hugo Correa, Jaques Berne, Marco Lattari, Paladini Benedito, Marden Souza, Cristian Mangoni e Mauro Neves.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou neste sábado que já começou a investigar o acidente.

Dois técnicos foram enviados ao local do desastre, tiraram fotos da aeronave e dos corpos das vítimas e recuperaram as caixas de voz e de instrumentos.

Segundo a Anac, as caixas podem ajudar os investigadores a saber o que causou o acidente. Os técnicos da Anac também já começaram a entrevistar moradores da área próxima à queda do avião, representantes da Team e também funcionários da torre de comando de Macaé.

Segundo o comandante David, diretor de relações institucionais da Team, a aeronave, de fabricação tcheca, passou pela vistoria anual de manutenção em janeiro deste ano. Os certificados e licenças do piloto e do co-piloto também foram avaliados pela Anac e estavam regularizados. A empresa tem três aeronaves e funciona desde 2001.

O bimotor caiu num trecho de mata nativa, com árvores altas. José Carlos da Costa, morador da Estrada do Rio Mole, afirma que testemunhou o momento em que o avião caiu. Segundo ele, por volta das 17h40m o bimotor passou voando baixo, numa rota diferente da usual, e seguiu no sentido da serra, que estava totalmente encoberta por um nevoeiro. Ele disse que logo em seguida ouviu um estrondo.

De acordo com o prefeito de Rio Bonito, José Luis Mandiocão, chovia na hora do acidente.

Soraya Hutten, mulher do piloto Michael Petter Hutten, disse que teve o último contato com o marido às 16h de sexta-feira.

- Meu marido era um piloto experiente, egresso da Força Aérea. Ele costumava elogiar a Team devido ao cuidado que a empresa tem com a manutenção das aeronaves - disse a mulher do piloto.Foto: Marco Antônio Teixeira

Bombeiros de quartéis da Região dos Lagos e do Grupamento Florestal foram deslocados para a Serra de São João. Trabalharam na operação de resgate 85 homens da Defesa Civil estadual e dos Corpos de Bombeiros de vários municípios, que contaram ainda com o apoio de 60 homens da Guarda Municipal e da Defesa Civil de Rio Bonito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]