• Carregando...

O relatório de Jairo Carneiro (PFL-BA) negando a existência do mensalão será o tema central da reunião, hoje, do Grupo Pró-Congresso, que já soma 50 parlamentares empenhados em abortar o "acordão" patrocinado pela presidência da Câmara.

Resistência 2 – "Se eles conseguirem assar essa pizza, estaremos perdidos", afirma Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos organizadores do Pró-Congresso. "Muita gente decente não vai nem querer voltar à Câmara em 2006."

Começo, meio e fim – Para Gabeira, o roteiro indicado pelo relatório de Carneiro é claro: circunscrever a punição a Roberto Jefferson, tirar José Dirceu da linha de tiro e, no vácuo, salvar a pele dos "mensaleiros".

Restrição alimentar – De Jorge Bornhausen, sobre a escola gastronômica do relator Jairo Carneiro: "Pizzaiolo nenhum terá espaço no PFL".

Bem na foto – Recentemente submetido a cirurgia de catarata, Severino Cavalcanti está de óculos escuros por orientação médica. Ciosa da imagem do presidente da Câmara, sua mulher, Amélia Catarina, não permite que ele seja fotografado com o acessório.

Alto lá – Do líder da minoria, José Carlos Aleluia (PFL-BA), sobre as artes de Severino: "Qualquer tentativa de mudar o rito processual de deputados acusados terá a repulsa da sociedade. Queremos continuar a merecer o respeito dos brasileiros".

Voz rouca – Personalidades como o advogado Miguel Reale Jr. e entidades de vários setores lançam amanhã, na Faculdade de Direito da USP, o manifesto "Da Indignação à Ação", por maior participação da sociedade nos atos contra a corrupção.

Só para maiores – Chamou a atenção de participantes da reunião com os presidentes de Poderes, quarta-feira passada no Palácio do Planalto, a profusão de termos impublicáveis usados por Lula.

Boa vizinhança – As dificuldades diante de Ricardo Berzoini, ainda maiores do que as enfrentadas por Tarso Genro, não permitem outra conclusão: para ser presidente do PT, o hoje secretário-geral do partido já se comprometeu a não incomodar José Dirceu.

De lado – Patrocinada por Aloízio Mercadante e pelo establishment sindical petista, a candidatura de Berzoini desperta desconfiança, entre outros setores, da porção do PT paulista refratária ao líder do governo no Senado.

Paloma na cabeça – Musa de 2002, Paloma Duarte defendeu Lula com tal entusiasmo num recente programa de TV que um petista sugeriu, em tom bem-humorado, lançar a atriz para comandar o PT. Pelo menos não bateria no presidente, como Tarso Genro. Ou em Palocci, como Berzoini.

Psicodrama – O PL se reúne amanhã em Brasília na tentativa de decidir seu futuro. O vice-presidente, José Alencar, vai participar do encontro, mas dificilmente pedirá em público o que defende em privado: o afastamento formal de Valdemar Costa Neto (SP) do comando da legenda.

De saída – E no PL paulista a debandada começou. Os deputados estaduais Orlando Morando e Arthur Alves Pinto estão de malas prontas. O primeiro, para o PSDB. O segundo recebeu convite do PMDB e deve aceitar.

TIROTEIO

* Do promotor Amaro José Thomé Filho, um dos responsáveis pela investigação das suspeitas de esquema de propina em Santo André e do assassinato do prefeito Celso Daniel, sobre a reabertura do caso:

– Os que trabalharam contra a investigação perderam: Luiz Eduardo Greenhalgh, José Dirceu, José Genoíno e Professor Luizinho. Todos ligados, de uma forma ou outra, às confissões de caixa dois e às demais suspeitas de irregularidades.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]