• Carregando...

"É um programa de quatro anos, e a gente quer cumprir letra por letra do que disser aqui, porque é um projeto de grande envergadura."

Lula, presidente da República, sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Retorno – Roberto Requião participa hoje, em Brasília, de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os demais governadores. No encontro, Lula deverá apresentar o PAC, que será lançado oficialmente logo em seguida. O plano deverá injetar R$ 80 bilhões em projetos de interesse regional e estadual nas áreas de infra-estrutura social e urbana, energia e logística de transporte (rodovias, ferrovias e portos). A intenção é fazer com que o país cresça pelo menos 5% ao ano.

Promessa – Quando esteve em Curitiba, no último dia 9, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, prometeu que o Paraná seria um dos primeiros estados do Brasil a integrar o PAC. Durante o encontro com o governador e secretários, na Granja do Canguiri, a ministra recebeu detalhes de vários projetos na área de energia, transporte rodoviário e ferroviário, obras no Porto de Paranaguá e nas áreas de segurança e saúde. Resta saber o que será contemplado pelo PAC.

Escolinha – Requião volta a reunir o secretariado amanhã, na Escola de Governo. O tema desta semana são os novos hospitais que estão sendo construídos, reformados ou ampliados pelo governo – uma das promessas da campanha de reeleição. Também será feita uma apresentação sobre o sistema penitenciário do estado. Há a expectativa de que ele também fale sobre o PAC. Como de costume, a reunião será transmitida ao vivo pela Paraná Educativa.

Novidade – Ainda não se sabe quando Requião falará sobre a reforma no secretariado. Na última reunião da Escola de Governo, ele evitou o assunto. Disse que era informado sobre as mudanças apenas pelos jornais.

Fórum – O governador entrou de cabeça na candidatura de Curitiba para sediar o Fórum Social Mundial (FSM) em 2009. Para embasar o posicionamento, ele destacou no último sábado os programas sociais e as atitudes do governo do Paraná que, na visão dele, servem de exemplo para o evento. "O Fundo de Aval da agricultura, financiamento de equivalência em produto (Panela Cheia), a resistência contra o pedágio, originária e forte no Paraná, e a TV Educativa, a única que propõe um debate aberto sobre qualquer tema, são exemplos disso", disse.

Programa – Requião deu as declarações após assistir ao programa Observatório do FSM no auditório da Paraná Educativa. Ele esteve acompanhado de lideranças comunitárias, professores, estudantes e trabalhadores. O programa será transmitido pela Rádio e TV Educativa até a próxima quinta-feira (25). A medida faz parte da mobilização do comitê pró-realização do FSM em Curitiba para acompanhar os debates do encontro que está sendo realizado em Nairóbi, no Quênia (África).

Rapidez – Um convênio de prestação de serviços com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) vai tornar mais rápida e segura a expedição de correspondências pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Mensalmente, o tribunal envia a seus fiscalizados entre 3 mil e 5 mil correspondências por via postal. O serviço, que era prestado por franquias da EBCT, agora será executado diretamente pela estatal.

Garantia – Segundo a diretora de protocolo do TCE, Cleuza Leal, a EBCT promete maior agilidade no retorno do Aviso de Recebimento (AR), comprovante de que o destinatário efetivamente recebeu a correspondência. Esse documento é fundamental para o TCE, porque é a partir de seu recebimento e anexação ao processo que passam a contar os prazos para recurso ou defesa dos gestores de recursos públicos fiscalizados pelo tribunal.

Pinga-fogo

Os vereadores de Foz do Iguaçu começarão a nova legislatura com festa. ••• O início dos trabalhos, no dia 6 de fevereiro, será marcado pela inauguração das novas instalações da Câmara Municipal. ••• A cerimônia terá apresentações da Banda do 34.º Batalhão de Infantaria Motorizado da cidade e do Coral de Itaipu. ••• A primeira sessão de 2007 também contará com a participação de alunos das escolas públicas da cidade, dentro do projeto A Escola Vai à Câmara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]