• Carregando...
Assembleia Legislativa do Paraná | Sandro Nascimento/Alep
Assembleia Legislativa do Paraná| Foto: Sandro Nascimento/Alep
  • Cleiton Kielse, deputado estadual

A sessão de ontem na Assembleia Legislativa do Paraná foi marcada por discursos acalorados de deputados que integram a CPI do Pedágio. Todos eles estavam revoltados com a notícia de que as tarifas cobradas pelas concessionárias vão subir em torno de 5,72% no próximo domingo. Por contrato, anualmente, no dia 1º de dezembro, os valores sofrem reajuste. Os parlamentares da CPI, inclusive, enviaram um requerimento ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar) para que não autorizem o reajuste das tarifas.

Aprovado

A Câmara Municipal aprovou ontem, em segunda discussão, o Plano Plurianual (PPA) de Curitiba para os anos de 2014 a 2017. Os vereadores aprovaram ainda mudanças pedidas pela prefeitura na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2014.

O número

10,63% foi o aumento, segundo o governo do Paraná, no repasse de impostos aos municípios do estado. Foram transferidos R$ 5,01 bilhões referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) arrecadados entre janeiro e outubro de 2013. No mesmo período do ano passado, a transferência foi de R$ 4,53 bilhões. No caso do ICMS, 25% do valor arrecadado é repassado às prefeituras. Com relação ao IPVA, os municípios ficam com 50% – os repasses levam em consideração o número de veículos emplacados.

Fim de feira

Arrastando-se. Assim transcorreu a sessão de ontem na Assembleia. Numa situação incomum nesta legislatura, o quórum em plenário em nenhum momento passou de 35 deputados. Quando os parlamentares analisavam o 10º item da ordem do dia, apenas 24 deles registraram voto. O mínimo exigido para a continuidade das votações são 28 deputados. Como o site da Casa esteve fora do ar durante todo o dia de ontem, não foi possível identificar quais parlamentares que faltaram e quais justificaram a ausência.

Pinga-fogo

"Não somos nada, nada. Somos palhaços. Quero desafiar o governador a explicar o porquê da omissão e conivência do governo."

Cleiton Kielse (PMDB), deputado estadual, criticando o reajuste do pedágio previsto para o próximo domingo, em meio ao andamento da CPI que investiga as concessões de rodovia no Paraná.

Colaboraram: Bruna Maestri Walter e Euclides Lucas Garcia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]