• Carregando...

"Não sinto entusiasmo dos deputados, como no mandato anterior, em relação ao governador. O que estaria acontecendo?"

Luiz Carlos Martins, líder do PDT, questionando o descontentamento dos aliados de Roberto Requião (PMDB).

Rito – O projeto de reajuste salarial de 17,2% para os professores não deve entrar em votação na sessão de amanhã. O líder do governo na Assembléia, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), disse que seria difícil transformar o plenário em comissão geral para aprovar a mensagem do governo a toque de caixa. "O que interessa são os efeitos da lei", disse.

Seleto – Quatro deputados estaduais reservaram lugar na comitiva da missão oficial do Paraná que embarca para o Japão no dia 17 e que será liderada pelo governador Roberto Requião (PMDB). Além de Luiz Nishimori (PSDB), que é o presidente da Comissão de Festejos do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, farão parte do grupo Caíto Quintana (PMDB), Nereu Moura (PMDB) e Alexandre Curi (PMDB). Eles vão entregar o convite para as comemorações de 2008 a um membro da família imperial e discutir parcerias econômicas.

Amigos – Uma das surpresas na comitiva de Requião e da mulher Maristela será a presença do ex-procurador-geral do Estado, Sérgio Botto de Lacerda e esposa. Botto deixou o governo há um mês. O prefeito de Fazenda Rio Grande, Antônio Wandscheer, também foi convidado. Integram o grupo ainda empresários próximos ao governador. O retorno está previsto para 1.º de junho.

Ajuda – O caso Sanepar/ Pavibrás ainda vai causar muita polêmica. O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), disse que vai enviar na sessão de amanhã um ofício ao governador Roberto Requião (PMDB), através do líder do governo na Assembléia, Luiz Cláudio Romanelli (PMDB). No documento, vai se colocar à disposição de Requião para esclarecer as fraudes dos seguros nas obras da Sanepar. "Estou achando que a verdade não está chegando ao governador", disse Rossoni. Enfim – Os deputados não vão emendar o feriado e pretendem votar amanhã o polêmico projeto do líder do governo, Luiz Claudio Romanelli (PMDB), que permite ao governador contratar como diretores administrativo e jurídico da Paranaprevidência profissionais que não são servidores públicos. A oposição vai tentar obstruir a votação e promete uma nova batalha no plenário, repetindo a discussão que se arrastou na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) nas últimas duas semanas.

Ecológicos – A pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está recheada de projetos que sobre água e esgoto. Mauro Moraes (PMDB) quer instituir o porcentual de 40% para a tarifa de esgoto cobrada pela Sanepar. Tadeu Veneri (PT) propõe a criação de um programa de conservação e uso racional da água. Luiz Eduardo Cheida (PMDB) quer obrigar as empresas de construção civil a usar dispositivos para captação de águas de chuva. E Augustinho Zucchi (PDT) defende a criação da tarifa justa de água.

Tarifa – Pedágio é outro tema em alta na Assembléia. Osmar Bertoldi (DEM) quer descontar o pedágio pago no valor do IPVA e Marcelo Rangel (PPS) defende redução de pedágio para veículos que transportem estudantes. O deputado Antonio Anibelli (PMDB) também apresentou projeto para que os veículos dos moradores de municípios próximos às praças de pedágio fiquem isentos da cobrança da tarifa.

Chumbo – O clima eleitoral esquentou na Câmara de Curitiba. O vereador petista André Passos entrou com um pedido de informações para ter esclarecimentos sobre a distribuição de verbas da prefeitura nos jornais Uberaba e Vila Lindóia, editado por Mestre Déa, vereador do PP. Déa retribuiu enviando carta ao presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, sobre os gastos da estatal nos meios de comunicação de Curitiba.

Pinga-fogo

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PMDB), está sendo sondado pelo partido para uma função nobre em 2010: ser o candidato a governador na sucessão de Roberto Requião (PMDB) ••• Aliados próximos ao governador garantem que o seu candidato para prefeito em 2008 também já foi escolhido: o diretor da Cohapar, Rafael Greca (PMDB), que não conseguiu se reeleger deputado estadual na última eleição ••• O ex-deputado estadual Neivo Beraldin (PDT), que não se reelegeu, é outro que está traçando seu futuro político ••• Como teve boa votação em Piraquara, na região metropolitana, Beraldin quer ser candidato a prefeito no município ••• A comissão de Saúde da Assembléia bateu pesado no governo, há 15 dias, durante visita a hospitais do município, criticando a falta de investimentos em Ponta Grossa ••• Agora, aplaudiu o anúncio do secretário de Saúde, Cláudio Xavier, de 38 novos leitos de UTIs para a região.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]