• Carregando...

O candidato ao governo pelo PPS, Rubens Bueno, esteve ontem em duas festas religiosas. Pela manhã, em Castro, participou da Festa de Santana do Iapó, santa que é a padroeira da cidade. À tarde passou por Tibagi, na festa de Santa Pastorina, que completou 100 anos. Ele estava acompanhado pelo candidato da coligação ao Senado, Luiz Felipe Haj Mussi.

Visita – O candidato Rubens Bueno (PPS) visita hoje à tarde o arcebispo de Maringá Dom Anuiar Batisti. Pela manhã, o candidato estará na Sociedade Rural de Londrina.

Procissão – O candidato ao governo da coligação Paraná Unido, Flávio Arns (PT), reúne-se hoje de manhã com lideranças políticas, religiosas e comunitárias, em Foz do Iguaçu. O candidato a vice-governador Vitor Hugo Burko, e Gleisi Hoffmann, ao Senado, acompanham Arns. À tarde, os três participam da inauguração do comitê de Dilto Vitorassi. Depois seguem para Toledo.

Machismo – Gleisi Hoffmann disse ontem que o baixo índice de candidatas mulheres no Paraná alerta que apenas as cotas não garantem a presença feminina na política. "Os partidos são redutos machistas, em um país culturalmente machista e agressivo", diz. Ela acredita que, caso as cotas fossem a solução, não haveria só 11,7% de mulheres candidatas às atuais eleições no Paraná. "As cotas não combatem o preconceito e a discriminação. É preciso muito mais."

Apoio – Presidentes municipais e representantes dos nove partidos políticos da coligação Paraná da Verdade, que apóia a candidatura de Osmar Dias (PDT) ao governo do estado, estarão reunidos hoje em Londrina para organizar a estrutura de campanha do candidato no município.

Na rua – Quem ainda não conhece o candidato do PSOL ao governo do Paraná, Luiz Felipe Bergmann, tem a oportunidade de matar a curiosidade hoje. Pela manhã ele estará no calçadão da Rua XV, no centro de Curitiba, fazendo panfletagem.

Orçamento – A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Paraná, aprovada pela Assembléia no fim do mês passado, foi sancionada pelo governador Roberto Requião (PMDB). O texto deve ser publicado no Diário Oficial nos próximos dias. A LDO estabelece os principais parâmetros para a elaboração do orçamento estadual do próximo ano, que deve ser de aproximadamente R$ 17,3 bilhões.

Transporte – O governador autorizou ontem a abertura de licitação para a compra de 84 milhões de litros de óleo diesel sem a incidência de ICMS que serão repassados para as 25 empresas de ônibus, responsáveis pelo transporte em Curitiba e região metropolitana.

Tarifa – Com esse repasse, a prefeitura de Curitiba afirma que poderá segurar o preço da tarifa de ônibus pelo período mínimo de 12 meses, prazo estabelecido para o repasse às empresas deste primeiro lote de combustível. Pela planilha de custos das empresas, o combustível representa 25% no preço da tarifa.

Município – A prefeitura de Curitiba começou na noite de terça-feira os debates com a população sobre a Lei Orçamentária Anual de 2007, que será encaminhada à Câmara de Vereadores até setembro. As primeiras três assembléias foram realizadas nas regionais Pinheirinho, CIC e Portão. Os debates contaram com a participação do prefeito em exercício, Luciano Ducci, e do secretário municipal de Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani.

Fiéis – O deputado estadual Ademar Traiano (PSDB) disse que "o PSDB verdadeiro" está com Osmar Dias desde o primeiro momento. "Apesar das pressões que vêm recebendo, prefeitos e ex-prefeitos do partido dão mostras de que caminham com Osmar", afirmou.

Cultura – O ator e diretor Sérgio Mamberti, secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do governo Lula, participou ontem em Curitiba de um debate intitulado "Perspectivas da Cultura no Brasil". O encontro foi organizado pelo setorial de cultura do PT do Paraná. O ator visitou o deputado Dr. Rosinha, pouco antes de ele receber alta hospitalar.

TIROTEIO

* O presidente do PT estadual, André Vargas, ironizou a lista de apoios de prefeitos apresentadas pelo candidato Roberto Requião (PMDB)

* "Se Requião acreditar mesmo que tem apoio de tantos prefeitos é porque ele acredita em políticos"

* Em conversa telefônica com Marcos Domakoski, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), o vice-presidente da República, José Alencar, informou que estará presente à posse do próximo presidente da entidade, Virgílio Moreira Filho, no dia 7 de agosto

* O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) recebe, no dia 11 de agosto, a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho no grau Grande Oficial

* A homenagem é da Corte do Tribunal Superior do Trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]