• Carregando...

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber votou nesta quinta-feira (27) pela condenação de 12 réus do mensalão -- sendo que 10 foram pelo crime de corrupção passiva e 9 por lavagem de dinheiro. Ela acompanhou o voto do relator Joaquim Barbosa, que considerou culpados os acusados ligados ao PTB, PR (ex-PL), PP e ao PMDB.

No PP, ela pediu a condenação do deputado Pedro Henry (MT) e do ex-deputado Pedro Corrêa (PE) por corrupção e lavagem de dinheiro. O crime de corrupção foi imputado ao ex-assessor do partido João Cláudio Genu.

Os dois sócios da corretora Bônus Banval Breno Fischberg e Enivaldo Quadrados que tinham ligação com o PP foram condenados por lavagem de dinheiro. Ela disse que não configurou o crime de quadrilha."Não vislumbro a associação dos acusados para praticar indeterminadamente crimes. Mera coautoria, ainda que envolvendo a prática de vários crimes."

No PR (ex-PL), Rosa Weber condenou o deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP) e seu intermediário, o ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas por corrupção e lavagem. Para o ex-deputado Carlos Rodrigues (Bispo Rodrigues), pediu a condenação por corrupção e o inocentou da lavagem.No PTB, a ministra condenou o ex-deputado Roberto Jefferson, o ex-deputado Romeu Queiroz (PTB-MG) e ex-dirigente do PTB Emerson Palmieri por corrupção e lavagem.A ministra também condenou o ex-deputado federal José Borba, que era do PMDB na época do escândalo, mas o absolveu de lavagem. Atualmente, Borba é prefeito de Jandaia do Sul (PR) pelo PP.

Revisor do processo, Ricardo Lewandowski, pediu a absolvição de Pedro Henry e Emerson Palmieri do crime de corrupção. A pedido do Ministério Público, todos absolveram por falta de provas Antonio Lamas.

Sobre Herry, a ministra apontou que o "alíbi" apresentado para o recebimento de recursos era "falso". Na avaliação dela, não há provas de que o dinheiro recebido pelo PP era para pagar honorários advocatícios de um político do partido. "Os valores dos repasses não conferem com o valor bruto dos honorários devidos. Não houve recolhimento dos tributos devidos", disse.A ministra explicou ainda que Palmieri tinha participação direta no recebimento de recursos pelo PTB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]