• Carregando...
Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados | Daniel Caron/Gazeta do Povo
Marco Maia, presidente da Câmara dos Deputados| Foto: Daniel Caron/Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"Haddad e Lula procuraram Kassab, mas como ele não os apoiou, virou o capeta, objeto de demonização."

José Serra (foto acima), candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, durante o debate promovido ontem pelo portal UOL e o SBT.

  • José Serra, candidato à prefeitura de São Paulo

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS, foto ao lado), decidiu apostar na votação do projeto que altera a distribuição dos royalties sobre a produção e a distribuição do petróleo da camada pré-sal na próxima semana, na ressaca do segundo turno da eleição. A bancada do Rio de Janeiro promete fazer resistência, mas sabe da grande diferença de votos com as dos demais estados que serão beneficiados com o projeto. O governo espera a votação do projeto e as novas regras de distribuição para realizar mais uma rodada de licitação de áreas de petróleo e de gás natural. A 11ª rodada está prevista para maio de 2013. O anúncio da data pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi uma forma de pressionar pela votação do projeto pelos parlamentares.No entanto, embora esteja determinado a votar o projeto, Maia precisará do apoio dos líderes partidários. Ele reunirá o colégio de líderes na terça-feira para tratar da pauta.

Aliás...

Marco Maia pressiona pela votação do projeto dos royalties como forma de cumprir a promessa de pôr propostas polêmicas em votação após o recesso-branco durante as eleições municipais. Outro tema polêmico que Maia diz querer colocar em votação é o fim do fator previdenciário. É esperar par ver.

Regimento

O novo regimento interno da Câmara de Vereadores de Curitiba entrou na Ordem do Dia da Casa ontem. O projeto foi apresentado aos vereadores para que pudessem incluir emendas até a próxima terça-feira, quando o regimento passará pela análise de uma comissão especial. Só então, poderá ser apresentado no plenário para votação. O que provavelmente só ocorrerá na próxima legislatura.

Ainda o Código

A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu (PSD-TO), afirmou ontem que a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, garantiu que a entidade participará do processo de regulamentação do novo Código Florestal. Kátia reuniu-se com Izabella para discutir as questões relacionadas ao texto sancionado na semana passada pela presidente Dilma Rousseff.

O número

7.054 urnas eletrônicas serão usadas no Paraná nas cinco cidades em que haverá segundo turno: Curitiba, Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. A operação de entrega e recolhimento do material será feita pelos Correios e envolverá 480 pessoas e 218 veículos.

Presos

O governo do Maranhão prendeu administrativamente seis policiais militares e bombeiros que aparecem em um vídeo manifestando apoio ao candidato a prefeito de São Luís Edivaldo Holanda Júnior (PTC),que disputa o segundo turno contra João Castelo (PSDB). Gravado por um celular ou câmera amadora durante uma reunião de militares, o vídeo foi divulgado pela imprensa maranhense no último fim de semana. As imagens levaram a Justiça Eleitoral do Maranhão a pedir que a Força Nacional reforce a segurança na cidade no próximo domingo.

Colaborou: Isadora Camargo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]