• Carregando...

O dia da missa de canonização do Frei Galvão, que será celebrada pelo Papa Bento XVI no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, será ponto facultativo na capital paulista. O anúncio foi feito pelo prefeito Gilberto Kassab. Com o ponto facultativo, já é certa a folga para os servidores e as escoladas da rede municipal também não terão aula.

Na semana passada, a Prefeitura vetou o projeto de lei aprovado na Câmara Municipal, que instituía feriado municipal nesse dia. O veto foi baseado numa lei federal que dispõe sobre a criação de feriados civis. Pela lei, um município só pode ter cinco feriados municipais a cada ano, incluídos entre eles a data de sua fundação e a sexta-feira Santa. O feriado nacional também teve parecer contrário na Comissão de Educação da Câmara Federal.

A cidade de São Paulo já tem cinco feriados municipais. Por isso, não pode criar mais um.

O feriado no dia da missa do Campo de Marte seria uma forma de amenizar os problemas de trânsito na cidade durante a visita do Papa Bento XVI à cidade. O dia 11 é o de maior movimentação do Papa em carro aberto na cidade. Só na missa está prevista a participação de 1,5 milhão de pessoas.

O Papa seguirá pela manhã ao Campo de Marte para celebrar missa campal, em que será beatificado Frei Galvão, às 9h.

O público ficará concentrado no interior do Campo de Marte e na Avenida Santos Dumont entre a Praça Heróis da FEB e a Praça Campo de Bagatelle. O melhor meio de chegar ao local é de Metrô, pelas estações Tietê, Carandiru e Santana.

O trânsito será interditado na área entre a Avenida Braz Leme, Rua Voluntários da Pátria e Marginal Tietê (Avenida Assis Chateaubriand), e na Avenida Santos Dumont, entre Avenida do Estado e Praça Campo de Bagatelle. O tráfego ficará restrito também entre a Ponte da Casa Verde, sentido bairro, e a Avenida Olavo Fontoura, Rua Professor Milton Rodrigues, Rua Massinet Sorcinelli e Rua Marechal Leitão de Carvalho.

À tarde, o pontífice segue para a uma reunião com os bispos do Brasil, na Catedral da Praça da Sé. O evento, que é fechado ao público, está previsto, para acontecer entre 16h e 17h15m. Durante o deslocamento do santo padre, parte das ruas do centro e da região da Praça da Sé será interditada. Um dos acessos à estação Sé do Metrô também será bloqueado. Ele usará novamente o papamóvel para percorrer o trajeto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]