• Carregando...

O governador Roberto Requião recebe hoje um seleto grupo de 35 pessoas para um jantar no Palácio Iguaçu. São lideranças históricas do movimento popular, da época em que Requião advogava para o Movimento de Associação de Bairros. Muitos deles, hoje estão no PT.

Radical – O deputado federal Dr. Rosinha (PT) não será o único paranaense a recusar os pagamentos extras para a convocação extraordinária no Congresso Nacional. Alex Canziani (PTB) também vai devolver. "Defendo a redução do recesso parlamentar e o fim da remuneração pelas sessões extraordinárias", justifica Canziani.

Entrevista – Depois da polêmica causada pela presença do Senador Osmar Dias (PDT) na TV Educativa, ontem foi a vez da entrevista do presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), ir ao ar. Ele foi entrevistado pela jornalista Maria Flores em um programa de uma hora, gravado no estúdio da emissora.

Gastos – A Secretaria da Administração de Curitiba calculou ter conseguido em um ano a redução de 60% dos custos operacionais com a implantação do programa de desconcentração da execução de despesas da máquina pública. Uma das ações para redução de custos foi a ampliação do número de fornecedores, que de sete passaram para 340.

Empréstimo – Esperando uma aproximação com o PSDB, o vereador Ney Leprevost (PP) emprestou o cadastro dele para o pré-candidato ao Senado pelo PSDB, Hermas Brandão, enviar cartões para eleitores curitibanos.

Caminho do Poder – Os verdes paranaenses estão comemorando: o PV assumiu uma prefeitura pela primeira vez no Paraná. O fato inédito aconteceu em Cambé. O vice-prefeito, Carlos Abudi, assumiu interinamente o cargo durante a licença do atual prefeito, Adelino Margonar (PMDB).

Propósito – O presidente do PV do Paraná, Mello Viana, tratou de desmentir a notícia de um possível flerte do PV com o candidato ao governo Rubens Bueno (PPS). Segundo Viana, o partido não tem intenção de coligar com o PPS nas próximas eleições. "Nós vamos ter candidato a governador, a senador e a presidente da República", responde

Novo papel – O vereador Tico Kuzma (PPS) será o novo líder do partido na Câmara de Curitiba. Com um discurso pregando a independência da bancada na casa legislativa, Kuzma assume na volta dos trabalhos legislativos, em fevereiro.

Reforço – O governo federal liberou R$ 187 mil à prefeitura de Colombo de emendas orçamentárias propostas pelo deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) para desenvolver projetos de desenvolvimento agrário para pequenos produtores. No início de 2006, a cidade vai receber outros R$ 273 mil para investimento em infra-estrutura turística.

Encrenca – Se depender do vereador Jorge Bernardi (PDT), a venda dos Supermercados Mercadorama e Big ao grupo Wal Mart não vai acontecer. O pedetista vai contestar no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) a negociação. "Com a aquisição não há mais concorrência no ramo alimentício e de gêneros de primeira necessidade", explica.

Pedágio – Em mensagem de fim de ano gravada pelo governador Roberto Requião para a população, ele diz que se não fosse sua luta, o preço do pedágio seria outro: "Minha gente, uma luta dura contra o pedágio, se não fosse o governo estaria custando o dobro, e o que custa hoje já é um roubo contra a população. Nós temos agido com dureza, mas sem nunca perder a ternura para com o povo, principalmente para o povo mais pobres". A mensagem vai ao ar pela TV e Rádio Educativa.

Campeão – O vereador Paulo Frote (PSDB) foi o parlamentar que teve o maior número de leis aprovados na Câmara de Curitiba e sancionadas pelo prefeito Beto Richa. O tucano teve nove leis aprovadas entre complementares e ordinárias, executando leis de utilidade pública de entidades sociais e leis de denominação de logradouro público ou honrarias. Depois de Frote, aparece o vereador Ney Leprevost, com seis leis aprovadas e sancionadas.

Pinga-fogo

* O líder de oposição na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni (PSDB) não perdeu as esperanças de ser convidado para entrevista na TV Educativa.

* Ainda mais depois da entrevista feita pela emissora estatal com o seu colega de partido Hermas Brandão.

* A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara Federal aprovou o projeto de lei do deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) que isenta do pagamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) os produtos conhecidos como filtros, protetores ou bloqueadores solares.

* O vereador de Colombo Joel Cordeiro (PDT) afirma que votou contra a mudança na lei orgânica do município que diminui para 20% a quantidade de cargos de comissão ocupados por servidores de carreira.

* Acreditando na renovação dentro da política paranaense, o PPS está trabalhando para montar uma chapa com lideranças novas.

* Será a mesma estratégia adotada nas eleições de 2004 para a Câmara de Curitiba, quando o partido elegeu quatro vereadores.

* O PFL municipal conseguiu montar em Curitiba 35 diretórios distritais neste ano.

* A expectativa do diretório municipal é organizar mais 20 antes das convenções estaduais do partido, em junho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]