• Carregando...
Pacientes à espera de atendimento no Posto de Saúde do Boa Vista: problema não só de Curitiba | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Pacientes à espera de atendimento no Posto de Saúde do Boa Vista: problema não só de Curitiba| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A primeira pesquisa de intenção de voto após o início da campanha pela prefeitura de Curitiba, realizada pelo Datafolha e divulgada no sábado passado, registrou mais do que a tendência de voto. Quais as áreas da gestão que interessam ao curitibano, quais devem ser as prioridades do próximo prefeito e o conhecimento que os eleitores têm sobre os candidatos foram alguns dos questionamentos feitos pelo instituto de pesquisa.

Os eleitores pesquisados pelo Datafolha também opinaram sobre as áreas da gestão municipal que consideram mais problemáticas. Para 37% do curitibanos, os maiores problemas estão na área da saúde, seguida da segurança/violência (31%), calçamento e pavimentação (10%) e trânsito (5%). De acordo com a pesquisa, o curitibano espera que o próximo prefeito priorize a área da saúde, seguida de segurança, educação, calçamento e trânsito.

A pesquisa mostra ainda que o eleitor de Curitiba conhece o prefeito Luciano Ducci (PSB): 98% dos entrevistados declararam conhecê-lo e, desses, 45% disseram conhecer muito bem. O prefeito é o mais conhecido entre os candidatos. Mas Rafael Greca (PMDB) é o candidato com a maior porcentagem de pessoas declarando conhecê-lo muito bem: 49% (no total, 94% declaram conhecê-lo). Ratinho Jr. (PSC) é conhecido por 97% (e 43% muito bem). Fruet é conhecido por 95% do eleitorado e muito bem conhecido por 34%.

Os concorrentes ao cargo de prefeito que precisarão se apresentar ao eleitorado serão Alzimara (PPL) (92% desconhecem), Avanilson (PSTU) (91% desconhecem) e Bruno Meirinho (PSol) (77% nunca ouviram falar).

Quadro

É diante desse quadro atual de problemas e de popularidade dos concorrentes que as estratégias de campanha, principalmente os programas do horário gratuito de propaganda eleitoral, começam a ser montados. A pesquisa é reflexo do momento e ainda há muito tempo de campanha até a data da eleição, 7 de outubro.

A atual sondagem interessa para perceber que, além de acirrada, a campanha começará com os quatro candidatos a prefeito sendo razoavelmente bem conhecidos. Também indica que durante a campanha terão de lutar não somente para ganhar o voto dos eleitores, como também para tentar diminuir a rejeição a seus nomes. Esse é o caso, principalmente, de Rafael Greca (PMDB), que tem 39% de rejeição, e Ratinho (17% de rejeição).

Os dados da pesquisa, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e a emissora RPC TV, estão disponíveis no site do Datafolha no relatório da pesquisa realizada dias 19 e 20 de julho.

Outras capitais

O Datafolha também fez pesquisa, na mesma semana, em outras cinco capitais. Assim como em Curitiba, a área da saúde também aparece como o problema mais sério. Em São Paulo, o atendimento médico à população é citada como problemática por 38% dos entrevistados, seguida de educação (15%), transporte coletivo (10%) e segurança (10%).

No Rio de Janeiro, a saúde aparece como problema para 46%, ficando em segundo lugar a segurança e criminalidade, com 15%. Outros problemas citados foram educação (7%), transporte coletivo (6%), limpeza, saneamento básico e trânsito (4%, cada).

Em Porto Alegre, os serviços da prefeitura relacionados à saúde são os principais problemas da cidade, de acordo com 36% dos eleitores da capital gaúcha. Em seguida aparecem segurança (15%), trânsito (9%), calçamento, asfaltamento, buracos nas ruas (7%). Em Belo Horizonte a saúde é citada como principal problema por 33% dos eleitores, seguida do trânsito (17%) e segurança (13% das menções), transporte coletivo (9%) educação e pavimentação das ruas (com 4%, cada). Já no Recife, 18% dos eleitores citaram espontaneamente saúde. Pavimentação de ruas e calçamento são considerados maiores problemas da cidade por 16%, seguido por saneamento básico (14%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]