
O ano de 2016 pode começar com mudanças no secretariado do governador Beto Richa (PSDB). Nos bastidores, especula-se que o deputado federal Valdir Rossoni (PSDB) pode assumir a Secretaria de Infraestrutura. O atual ocupante do cargo, Pepe Richa, irmão do governador, assumiria a Secretaria de Administração ou de Desenvolvimento Urbano. A assessoria de comunicação do governo nega mudanças neste início de ano.
Ex-presidente da Assembleia, Rossoni exerce o cargo de deputado desde o início do ano. Ele foi cotado no início do ano para a Casa Civil, mas o indicado foi o ex-deputado Eduardo Sciarra (PSD). À época, Rossoni teria ficado insatisfeito em não ter sido escolhido.
A Secretaria de Infraestrutura trata-se de uma pasta crucial, responsável por R$ 1,6 bilhão em investimentos previstos no orçamento de 2016. A reportagem tentou entrar em contato com Valdir Rossoni, mas o deputado não atendeu às ligações.
Titular da secretaria desde sua criação, em 2011, Pepe seria alocado em outra pasta do governo Beto Richa. Especula-se que ele poderia assumir o Desenvolvimento Urbano, hoje comandado por Ratinho Jr. (PSC). Deputado licenciado, Ratinho teria interesse de voltar à Assembleia – preparando terreno para a disputa da presidência do Legislativo no final do ano ou para a disputa eleitoral em Curitiba.
Ratinho nega que tenha qualquer intenção de deixar a secretaria neste momento. Ele não descarta, porém, sair da pasta em abril. Se quiser disputar a prefeitura de Curitiba, o secretário terá que deixar o cargo seis meses antes da eleição. De acordo com ele, o cenário político está muito instável e essa decisão será tomada só em março.
Outra possibilidade seria Pepe assumir a Administração, hoje comandada por Dinorah Portugal Nogara. A secretária diz que não foi comunicada de qualquer mudança no secretariado.
Brasília
Na capital federal, a novidade no início do ano é a saída de Joaquim Levy do Ministério da Fazenda, confirmada na sexta-feira (18). Sua saída provocou um remanejamento de cargos no alto escalão do governo federal. ex-ministro do Planejamento, Nelson Barbosa assumiu a Fazenda. Em seu lugar, assume o ministro-chefe da Corregedoria-Geral da União (CGU), Valdir Simão. Seu substituto definitivo ainda não foi anunciado.



